Prefeitura de Saquarema inaugura segundo polo do Conexão do Futuro em BacaxáDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Para participar, é necessário que o estudante não tenha notas inferiores à média escolar (sete) por mais de dois trimestres e que sua frequência às aulas seja superior a 75% do total do ano letivo. São oferecidos cursos de inglês, robótica, dança (balé, hip-hop e jazz), música, xadrez, esportes (jiu-jitsu, karatê e circuito funcional) e empreendedorismo, sempre no contraturno dos estudantes.
Cada um pode escolher entre duas e seis atividades, mas se irá realizar todas dependerá de seu desempenho na escola: aqueles que tiverem nota abaixo de sete em português e/ou matemática serão automaticamente direcionados para o respectivo reforço escolar. Chamado de Conexão+, esse reforço é mantido em paralelo aos cursos eletivos, pois só são acionados sob demanda – por isso há mais vagas do que o total do número de escolhas que os estudantes podem fazer.
“Temos muito orgulho do Conexão do Futuro, pois é um programa capaz de transformar vidas. Ter alunos da nossa rede municipal em cursos sofisticados, como robótica e empreendedorismo, é dar a eles uma oportunidade que mesmo grandes centros urbanos não oferecem e que pode, no futuro, ser um diferencial para eles como profissionais”, afirma a prefeita Manoela Peres.
Os principais destaques da expansão ficam justamente por conta do curso de empreendedorismo, que passará a ser ministrado aos alunos do 9º ano, bem como o curso de xadrez, que será levado para todos os polos, com grande crescimento na oferta de vagas. A expectativa é de que, até janeiro de 2025, 100% dos estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal possam cursar todas as atividades desenvolvidas.
Até agora, o Conexão do Futuro já contava com aproximadamente 30 mil vagas à disposição dos alunos da rede pública de Saquarema. Além dos cursos mencionados acima, há ainda o de criatividade digital, que não abrirá no momento para novas matrículas. Outros dois polos estão em fase de finalização: o Jaconé II e o Saquarema II, completando a expansão prevista para 2024. Com isso, o programa chegará a um total de sete unidades: duas em Saquarema, duas em Bacaxá, duas em Jaconé e uma em Sampaio Corrêa.
“Nosso objetivo é, cada vez mais, destacar Saquarema como exemplo na oferta de uma educação de qualidade e diversa, trazendo para nossas crianças e adolescentes uma gama de atividades que ampliem seu conhecimento”, ressalta o Secretário Municipal de Educação, Antonio Peres.
O horário dos cursos no período da manhã é das 8h às 11h30 e, à tarde, das 13h às 16h30. As inscrições devem ser feitas pelo responsável, na secretaria da escola em que o estudante estiver matriculado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.