Macaco-prego é resgatado de cativeiro em SaquaremaDivulação/PMERJ
Polícia Ambiental resgata macaco-prego de cativeiro em Saquarema
Homem de 52 anos confessou ser o responsável pelo aprisionamento do animal. Ele foi autuado por crimes contra a fauna silvestre e conduzido à 124ª DP (Saquarema)
Saquarema - A equipe da 6ª UPAm resgatou um macaco-prego, nesta segunda-feira (16), que estava sendo mantido de forma irregular em cativeiro em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. Segundo informações, um homem de 52 anos, que confessou ser o responsável pelo aprisionamento do animal, foi autuado por crimes contra a fauna silvestre e conduzido à 124ª DP (Saquarema), onde foi registrado o boletim de ocorrência.
A ação de resgate foi realizada após uma denúncia anônima, indicando que um imóvel localizado na Estrada da Madressilva, em Bacaxá, abrigava o macaco sem a devida autorização. No local, os agentes solicitaram a documentação legal que permitiria a posse do animal, mas o homem confessou que não possuía as licenças ambientais obrigatórias e exigidas pela legislação.
"Animais silvestres não são de estimação e não devem ser tratados com tal, eles têm comportamento e requisitos naturais que não podem ser adequadamente satisfazidos em um ambiente doméstico, sendo retirados de seus habitats naturais e submetidos a condições inadequadas, o que pode causar sofrimento físico e psicológico", informou a Polícia Ambiental.
Após a operação de resgate, o macaco-prego foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.