Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, dicursou no G20 Social nesta sexta-feira (15)Divulgação/Prefeitura de Saquarema

Saquarema - A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, participou, na última sexta-feira (15), na cidade do Rio de Janeiro, do segundo dia do G20 Social, evento inédito com foco em discussões transversais sobre desenvolvimento sustentável que antecede a Cúpula do G20.


Convidada por membros da ONU, organizadores do G20 e representantes do Governo do Estado do Rio, Manoela participou da assinatura do Memorando de Entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de painel que abordou a trajetória do projeto vencedor Saquarema 2030.

Ao lado de representantes da ONU, do governo federal e da subsecretaria Estadual de Meio Ambiente, Manoela explicou, no painel Cooperação para Cidades Verdes e Resilientes, a trajetória - da concepção à vitória - e os objetivos do projeto Saquarema 2030, grande vencedor do prêmio concedido pela ONU “Desafio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, numa disputa que envolveu 42 cidades.

Só o começo

“A necessidade de preparar Saquarema para um futuro sustentável e promover qualidade de vida para todos os cidadãos fez com que a nossa gestão se debruçasse sobre esse desafio de impacto positivo para a população”, explicou.

A Prefeita dividiu a mesa com o especialista em Resiliência Urbana, Clement Cruz; o Secretário Executivo da ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), Rodrigo Perpétuo; a subsecretária estadual de Meio Ambiente, Ana Asti; além de Cecília Malaguti, da Agência Brasil de Cooperação.

Para a Prefeita, o evento corrobora para fortalecer ainda mais o caminho que vem sendo construído. “O desafio principal era trazer conhecimento sobre gestão com sustentabilidade para uma cidade de 90 mil habitantes. O nosso caminho foi chamar secretários e organizar os servidores para juntos pensarmos na melhoria dos projetos que já estavam em curso e tirarmos novas ideias do papel. Muito foi feito, mas ainda é só o começo”, concluiu a prefeita.