Na quarta edição, Corrida e Caminhada Outubro Rosa e Novambro Azul promete reunir centenas de participantes, homens e mulheres de diferentes idades, pela prevenção ao câncer de mamaDivulgação
Teresópolis está em movimento neste mês de outubro com uma série de eventos esportivos que unem saúde, conscientização e solidariedade na luta contra o câncer de mama. Duas ações prometem colorir as ruas da cidade de rosa e incentivar o autocuidado e a prática de atividades físicas como forma de prevenção.
A primeira delas é a 4ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa, do Grupo Amigas que a Corrida me deu, que já se tornou tradição no calendário esportivo municipal. O evento acontece no dia 26 de outubro, com largada na Calçada da Fama e percurso pela Reta. Realizada com apoio da Prefeitura e de diversas instituições locais, a prova tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis. No ano passado, o evento reuniu centenas de participantes, homens e mulheres de diferentes idades, e movimentou o centro da cidade em uma manhã de muita energia e solidariedade.
Encerrando o mês, no dia 29 de outubro, será realizada a Caminhada Rosa Neon, em conjunto com a Caminhada Outubro Rosa 2025, da Associação Amigas da Mama. Organizado pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Saúde, o evento terá concentração no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), a partir das 19h30, com largada prevista para 20h30.
O trajeto seguirá do Pedrão até a Praça Olímpica, passando pela Casa & Vídeo, em um percurso leve e simbólico. A proposta é reunir participantes com roupas e acessórios vibrantes, criando um espetáculo de luzes e cores para celebrar a vida e lembrar que o cuidado com a saúde pode ser alegre, coletivo e contínuo.
Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Érika Marra, “unir saúde, movimento e solidariedade em um só evento é uma forma poderosa de conscientizar e envolver a população. A Caminhada Rosa Neon vai além da atividade física — ela representa um chamado coletivo para o cuidado com a vida e com o outro”.
A coordenadora de Projetos da Secretaria de Saúde, Mariana Marinho, reforça que “a prevenção começa com a informação, o autocuidado e o acesso aos serviços de saúde. O diagnóstico precoce salva vidas, e eventos como este ajudam a aproximar a população da rede de atenção de forma leve e participativa”.
Os primeiros 50 participantes a chegarem ao evento ganharão uma camisa exclusiva, e todos são convidados a vestir rosa ou tons neon para celebrar a causa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.