Programa reúne obras-primas do repertório clássico, representando a elegância, a expressividade e o vigor da música sinfônica.Feso Pro Arte

Com concerto especial no próximo sábado (25), a Orquestra Feso Pro Arte celebra cinco anos de trajetória, marcando uma etapa importante na consolidação do grupo como um dos principais projetos de formação orquestral da região serrana. O programa reúne obras-primas do repertório clássico, representando a elegância, a expressividade e o vigor da música sinfônica.

O concerto se inicia com a delicada “Pavane, Op. 50” de Gabriel Fauré, um tributo à beleza e à simplicidade melódica, símbolo do refinamento da música francesa do final do século XIX. Em seguida, o público será agraciado com a presença do renomado pianista Aleyson Scopel, que interpretará o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra em Dó maior, Op. 15, de Ludwig van Beethoven. A apresentação encerra-se com a intensa e comovente Sinfonia nº 40 de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais admiradas criações do repertório sinfônico.

Reconhecido pela crítica como um dos maiores pianistas brasileiros de sua geração, Dr. Aleyson Scopel tem se apresentado como solista das principais orquestras do país, entre elas a OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, OSB, Sinfônica de Porto Alegre e Amazonas Filarmônica. No exterior, já atuou em prestigiadas salas de concerto como o Carnegie (Weill) Hall em Nova York, Jordan Hall em Boston, Steinway Hall em Londres, Palau de la Música Catalana em Barcelona e o Conservatório de Atenas.

Detentor dos prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro, Aleyson foi laureado em importantes concursos internacionais, como o William Kapell e o Villa-Lobos. Gravou, para o selo Grand Piano/Naxos, a integral das Cartas Celestes de Almeida Prado, projeto aclamado pela crítica e premiado pela Revista Concerto como CD do ano. Em 2022, lançou seu álbum dedicado à integral dos Noturnos do mesmo compositor.

Formado com distinção máxima pelo New England Conservatory of Music, em Boston, Aleyson Scopel foi aluno de Celia Ottoni e Myrian Dauelsberg no Brasil. Elogiado por grandes mestres — Nelson Freire (“exímio intérprete, com refinada sensibilidade musical”), Bryce Morrison (“técnica brilhante e toque cheio de caráter”) e Edino Krieger(“um dos pianistas mais brilhantes de sua geração”) —, o artista se destaca por unir virtuosismo, musicalidade e profunda comunicação com o público.

Serviço:
Orquestra Feso Pro Arte - 5 anos, Concerto Sinfônico - Teresópolis
25 de Outubro, Sábado, às 20h00

Teatro FESO - Av Alberto Tôrres, 111 - Entrada pela Rua Sebastião Lacerda,0, Teresópolis - Rio de Janeiro
Ingressos a preços populares pelo Sympla
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.