Rio - Uma guerra entre criminosos rivais provocou intenso tiroteio em Brás de Pina, na Zona Norte, nesta sexta-feira (19). Uma das consequências foi o rompimento de um cabo de energia da rede aérea da estação de trens do bairro, por volta de 11h. Segundo a SuperVia, por conta de uma sobrecarga no sistema de energia, os trens do ramal Saracuruna precisaram aguardar ordem de circulação.
De acordo com a concessionária, durante o problema, os passageiros precisaram trocar de composição na estação Penha para seguir viagem até os terminais. Por nota, a empresa afirma que lamenta o transtorno e preza pela segurança dos usuários.
A empresa informou que o serviço foi normalizado, sem necessidade de troca de composição na estação Penha, por volta das 17h30. A SuperVia ainda destacou que, excepcionalmente nesta sexta-feira (19), não terá viagens diretas da Central até Saracuruna e de Saracuruna à Central.
Já a Light informou que duas linhas de distribuição de sua rede foram atingidas por projéteis, o que deixou moradores de Brás de Pina, Parada de Lucas e Vigário Geral sem luz. A concessionária disse que equipes trabalham para "restabelecer o serviço o mais breve possível".
Em imagens que circulam nas redes sociais, moradores mostraram carros com marcas de tiros durante o confronto. A região vive uma grande onda de violência devido à disputa por território.
TIROTEIO EM BRÁS DE PINA - ZONA NORTE DO RIO
VÁRIOS VEÍCULOS QUE ESTAVAM ESTACIONADO NA RUA FORAM ATINGIDO POR TIROS.
Ainda nas redes sociais, moradores reclamaram dos constantes tiroteios na região. "Como ter paz morando em Brás de Pina?", questionou uma internauta. "Estamos perdidos! Bandidos andando com fuzis, socorro!", disse outro.
A Polícia Militar informou que uma guarnição do 16° BPM (Olaria) flagrou suspeitos tentando roubar um automóvel na Rua Porto Carrero, em Cordovil, também na região da Cidade Alta, e iniciou a abordagem. Ao notarem a presença policial, relata a PM, os indivíduos efetuaram disparos.
Os agentes revidaram, e, em meio ao confronto, os suspeitos conseguiram fugir. Não há registro de feridos. A PM divulgou que o policiamento foi reforçado na região, mas não esclareceu se a ocorrência na Rua Porto Carrero tem conexão com os disparos que afetaram os trens em Brás de Pina - a 1,2 km de distância.
Confrontos são frequentes
Brás Pina abriga comunidades do Complexo de Israel, comandada pelo chefe do tráfico Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, do Terceiro Comando Puro (TCP). A região enfrenta invasões da facção rival, o Comando Vermelho (CV).
O Complexo de Israel é formado por cinco comunidades: Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.