O coco não está só presente à beira-mar, na cozinha, por exemplo, ele tem sido um excelente substituto ao óleo de soja na preparação de alimentos - Reprodução
O coco não está só presente à beira-mar, na cozinha, por exemplo, ele tem sido um excelente substituto ao óleo de soja na preparação de alimentosReprodução
Por sob supervisão de Angélica Fernandes

Rio - A palavra coco remete logo ao cenário de praia e sol, mas, por trás dessa fruta, estão qualidades que vão muito mais além do que uma simples bebida refrescante. O coco não está só presente à beira-mar, na cozinha, por exemplo, ele tem sido um excelente substituto ao óleo de soja na preparação de alimentos. Na pele e no cabelo, o coco também adquire um ótimo desempenho, pois funciona como hidratante, garantindo uma cútis mais viçosa e o brilho capilar.

O óleo de coco tem sido o queridinho da culinária faz tempo e seu benefício para saúde vale mais do que o sabor. De acordo com a nutricionista Paula Viana, a grande vantagem da troca do óleo de soja pelo de coco é a capacidade que o coco tem em suportar altas temperaturas sem oxidar. "Essa oxidação pode promover o aumento do colesterol ruim (LDL), e elevar o risco de doenças cardiovasculares", esclareceu Paula. "O coco também aumenta a imunidade, promove a saciedade, por ser fonte de gordura, ajuda a controlar os índices de glicoses e tem atuação antibacteriana", completou.  

Outra atribuição do óleo de coco é seu potencial como cosmético. Shampoos, sabonetes e hidratantes a base da fruta fazem sucesso e surgem cada vez mais no mercado. "O óleo de coco tem uma boa capacidade de hidratar, mas é importante que seja usado o extravirgem, sem fragrância artificial, corantes e conservantes", explicou o dermatologista Leonardo Spagnol, que acrescenta ainda a utilidade do óleo de coco após a depilação. "Vale a pena porque a pele fica sensibilizada depois do procedimento", completou.

No cabelo, a fruta garante a hidratação e o brilho, mas especialistas alertam que ainda não há comprovação do benefício do coco no tratamento capilar. "Apesar de existir produtos que oferecem esse tratamento, não há nenhuma comprovação científica de que os derivados do coco podem atuar nesse sentido", detalhou Spagnol.

Um dos grandes proveitos que a água de coco traz para o organismo é a capacidade que o fruto tem em ajudar na recuperação muscular, principalmente após atividade física. "A água de coco é uma fonte natural de eletrólitos (como sódio e potássio) perdidos no suor em atividades de longa duração. Ela também é fonte de carboidratos que ajudam na reposição do estoque de glicogênio, importante para a recuperação muscular", explicou Paula Viana. O leite de coco, que é rico em gordura saturada boa, também é um ótimo aliado à boa alimentação. Ele é composto por várias vitaminas, como C, B1 e B6, além do ferro e potássio.

Reportagem do estagiário Gabriel Thomaz, sob supervisão de Angélica Fernandes

Você pode gostar
Comentários