Pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS da criança ou do adolescenteDivulgação/Secom PMVR
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda inicia nesta terça-feira (21), a vacinação contra a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, inicialmente, o imunizante será aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em oito unidades básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs): Conforto, Jardim Paraíba e Vila Brasília, com atendimento das 8h às 16h; Siderlândia, Vila Mury, Volta Grande, São Geraldo e Santa Cruz, com aplicação das 8h às 18h.
Os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) da criança ou do adolescente. A vacina é indicada para aumentar a proteção contra a dengue – arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O médico de Saúde da Família e sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, comenta que o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
“A vacinação deve ser feita o mais rapidamente possível pelas crianças e pelos adolescentes desta faixa etária, entre 10 e 14 anos. Vale lembrar ainda que, simultaneamente, podem ser aplicadas outras vacinas, como a da gripe (Influenza), por exemplo, se estiver em atraso”, recomenda o médico.
Outra orientação dos órgãos de saúde é que pessoas que tiveram dengue a menos de seis meses devem aguardar para se vacinarem.
“Esse público deve aguardar seis meses após a dengue para a vacinação. Mesmo que a pessoa não tenha feito o exame, mas que tenha apresentado sintomas, deve aguardar esse prazo”, afirma Carlos Vasconcellos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.