Pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde cirurgias são feitas em centro cirúrgico móvelDivulgação/Secom PMVR

Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou entre segunda-feira (1º) e sábado (6) da última semana mais uma etapa do programa “Revi-VER”, para cirurgias de catarata. De acordo com a secretaria, foram realizadas nessa fase 600 cirurgias de catarata e 80 de pterígio. Nessa semana foram realizadas também 300 revisões dos procedimentos efetivados nos últimos de 30 dias, além de 250 exames de biometria.
Ao longo dessa nova etapa do “Revi-VER” também serão realizados 400 procedimentos de YAG laser, popularmente conhecidos como “limpeza da lente”, necessários em alguns casos após a cirurgia de catarata, além de 600 consultas de biometria.
Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel. Os pacientes atendidos foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas, antes da cirurgia. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Novos agendamentos para o Revi-VER
Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no programa. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família (UBS ou UBSF) da Atenção Primária mais próxima da residência, munido do cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.