Objetivo é incorporar câmeras particulares ao sistema de monitoramento do CiospDivulgação/Semop PMVR
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda realizou nesta semana um encontro para debater a ampliação do monitoramento de câmeras no munícipio. O objetivo é incorporar câmeras particulares ao sistema de monitoramento por câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), obedecendo o critério de viabilidade e interesse público para ampliar a prevenção e interação da população com a segurança pública em Volta Redonda.
Participaram do encontro o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa; o coordenador do programa Segurança Presente em Volta Redonda, major José Eduardo Martins Silvério; e representantes das empresas Vegas, Eletronic e Falcão.
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique, avaliou o encontro como fundamental para a segurança pública do munícipio. “A reunião com as empresas de segurança que trabalham com monitoramento na região serviu para fomentar a cessão das imagens de interesse público para o Ciosp. Nós vamos dar continuidade para incorporarmos essas imagens ao sistema; dessa forma, a gente torna a cidade mais segura, aumenta a capacidade de visualização das câmeras e, ao mesmo tempo, aproxima a população da segurança pública”, afirmou.
Lei permite que população ceda imagens
Volta Redonda conta com uma lei municipal que prevê que o Poder Público pode receber, de forma gratuita, imagens de câmeras de segurança privada que sejam direcionadas para vias públicas. As imagens devem atender a critérios como interesse público e viabilidade técnica que atendam às especificações da Semop, incluindo equipamentos compatíveis com o sistema do Ciosp e capacidade de armazenamento das imagens por no mínimo 20 dias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.