Mara Maravilha sabe bem como se reinventar. Na televisão desde o início da década de 80, ela já ‘atacou nas onze’ trabalhando como cantora, atriz e apresentadora. Longe dos holofotes por alguns anos para se dedicar aos pulpitos das igrejas, ela está de volta No ar como uma das apresentadoras do ‘Fofocalizando’, no SBT ela vem causando com seus comentários sobre a vida das celebridade. Em uma entrevista à coluna, sem papas na língua, ela contou que não liga para os comentários maldosos dos haters nas redes sociais e, pasmem, que não é fã de fofocas. Veja o bate-papo completo a seguir.
Como é que você avalia a sua trajetória no ‘Focalizando’ até agora?
Pense em uma pessoa ruim de fofoca? Eu! Mas tambén sou bocudam eu falo mesmo. Sou do tipo da pessoa que é o seguinte: se a pessoa me contar um segredo, você pode ter certeza que eu não irei contar para ninguém. Sabe por que? Eu esqueço! Mas eu estou gostando muito porque eu estou aprendendo e me dedicando muito ao programa.
Você tem vontade de ter um programa só seu?
Eu tenho vontade de ter um programa com auditório, com plateia para interagir... Mas acho que é tudo uma qeestão de tempo. Eu estou voltando agora para a TV... Querendo ou não, fiquei 20 anos só cantando nas igrejas, o que pra mim também foi maravilhoso. Então, na TV, é um recomeço.
Você se imaginava em um programa de celebridades?
Não! O programa esta melhorando todos os dias, está crescendo... É um grande time. Eu estou sentada no sofá da Hebe Camargo, então não posso reclamar! Se eu reclamar é pecado!
O seu público e seus fãs mudaram depois do programa?
Mudou. Na verdade vem mudando desde que participei da ‘Fazenda’. Mas ainda tenho aquele fã que não importa se é a Mara dos anos 80, a Mara gospel, a Mara da ‘Fazenda’ ou a Mara do ‘Fofocalizando’... Ele gosta!
Você faz uns comentários bem ácidos nos programas. Como você lida com as criticas que recebe?
Eu não sou de rebater. Não debato. Eu bloqueio, ignoro e deleto, entendeu? Eu sou muito julgada. Todo mundo pode falar, menos eu e Leo Dias. Se a gente falar, dá problema. Depois que eu disse que usava botox, por exemplo, a Xuxa fez um vídeo perguntando o que as pessoas achavam. Se achavam que ela também deveria usar. Eu falei: “Xuxa, eu uso. Você é muito linda, mas é bom a gente ficar lapidando a joia, né?”. Aí, só porque fui eu, me questionaram, perguntaram por que eu fui falar aquilo. Quando a pessoa quer criticar, tudo é pretexto!
Você já recebeu alguma crítica que te fez pensar em mudar?
Os ‘haters’ só me promovem. Às vezes os jornalistas escrevem uma nota tendenciosa e os ‘haters’ comentam. Com isso, uma nota com meu nome vai ter um monte de comentário! Então para quem esta falando mal, eu digo o seguinte: Eu sou como clara de ovo... Quanto mais bate, mais eu cresço!’.
Já se arrependeu de alguma coisa que falou?
Já. Tem gente que não tem espírito esportivo. Mas nunca recebi processo. Meu papel é diferente do seu. O que eu falo até hoje nunca me gerou processo porque eu só dou a minha opinião.
E você já processou alguém?
Eu já processei e ganhei o processo. Mas eu fico chateada porque eu vejo que tem gente que faz um carnaval, sabe! Processa por nada...
Voce já teve algum desentendimento com alguma celebridade? Já perdeu alguma amizade depois do programa?
Veja uma coisa: a gente não esta falando mal de ninguém no Fofocalizando. Estamos promovendo a pessoa! Cada nome que a gente fala ali está sendo promovido.
Você e o Décio Piccinini vivem se alfinetando no programa. Como isso funciona nos bastidores?
Décio é um baita profissional. Só quando rola um clima de monólogo a gente vai e dá uma cutucada, né?
Você fala da vida pessoal dos famosos, mas e a sua? Você e o Gabriel (Torres, músico) estão noivos há muito tempo. Vai rolar um casamento?
Não. A gente está super bem. Mas eu não falo da vida dos outros... Eu comento!
Você já disse em entrevistas que tinha vontade de adotar. Está tentando?
Ah, a gente está aí, né? Estamos na fila (da adoção). Acredito que se for da vontade de Deus vai acontecer!
Silvio Santos sempre fala bem de você. Você se acha uma das queridinhas dele?
Sim! Eu, a Maísa... Tem algumas pessoas que ele sempre fala, né? Ele diz para os outros: “ tratem bem a Mara”. Então ali no programa, eu só não briguei com você, Leo Dias! Mas se me provocar eu brigo também (risos).
Alguma vez sua religião já interferiu de forma positiva ou negativa na sua carreira?
Religião e uma coisa e fé é outra! A minha fé é o que eu tenho de melhor. Mais do que talento, o que eu tenho de melhor em mim é a minha fé! Lógico que interferiu, positivamente. Eu tenho muitos CDs gravados. Tenho uma discografia gospel que me orgulha. É a minha obra! Porque o que vale não é o artista, e sim a arte! E estão ai os meus louvores que são muito positivos pra mim. Muitas pessoas ficam me julgando, mas eu vejo que cada um que me julga será julgado na mesma medida porque a minha fé me garante isso! A Bíblia garante isso. E se tem uma coisa que eu entendo um pouco, é da Bíblia.
Você tem vontade de fazer algo ligado à sua religião, ou para as crianças, que são duas coisas que você já fez?
Modestamente... Eu tenho talento! Se você me colocar para cantar uma música infantil ou para cantar Elis Regina, eu vou cantar! Acho que a música é algo que eu não posso dispensar, embora eu saiba que estou muito focada no programa. Eu também amo crianças. Tem uma passagem na Bíblia que fala que a gente deve multiplicar os talentos... Então eu estou muito, muito, muito à vontade para multiplicar! Porque foram talentos que Deus me deu!
Você se considera uma pessoa vaidosa? A gente olha uma foto sua dos anos 80 e de agora e percebe que você quase não mudou. ..
Exatamente! Vou confessar para você que teve um tempo em que eu andei meio relaxada! É porque eu brigava com a balança. Era uma guerra! Aí eu enxerguei o povo vegetariano, o povo vegano... E isso tem me ajudado muito.
E você emagreceu depois disso?
Hoje eu estou com 60 quilos. Mas o fato de eu não estar mais consumindo carne me ajudou. Aliás, o fato de eu ter evitado qualquer alimento derivado de animal, tem me ajudado em tudo, até na minha digestão. Além disso eu bebo bastante agua, tomo sol e pratico atividade física.
Você acha que tudo melhorou então depois do veganismo?
Exatamente! Mas eu confesso que teve um tempo em que eu estava bem relaxada. E u não procurava me cuidar mais. Voltar a TV me fez melhorar até nisso.
Sua vida inteira foi na televisão fazendo várias coisas diferentes. Tem alguma coisa que você ainda não fez e queira fazer?
Eu tenho vontade de fazer cinema. Já fiz teatro, mas cinema é uma coisa diferente. Queria fazer um personagem que pudesse contar um pouco da minha história... Sei lá!
Então seria uma biografia?
É... Eu tenho uma história da infância, lá no interior da Bahia. Vim de uma família super humilde e aí o Silvio Santos inventa de me transformar na Mara Maravilha. Acabei entrando para a história, não é? Eu tenho história pra contar! Também enho a parte do sofrimento na minha vida, que faz parte da minha história. Nem tudo foi fácil. Queria mostrar o trecho em que eu apresentava programa na década de 80, no meio das loirinhas (Xuxa e Angélica)... Nossa! É muita historia para contar! E ainda tem a minha conversão! Imagina um filme contando tudo isso?