festival de pipas cordeiro 1 - divulgação
festival de pipas cordeiro 1divulgação
Por LUIZ ALMEIDA

O céu de Cordeiro está prestes a ganhar novas cores. No próximo dia 10 de setembro, a cidade da Região Serrana vai sediar o 3º Festival de Pipas Artísticas. O evento acontecerá no Parque de Exposições Raul Veiga, no Centro. Podem participar adultos e crianças de todas as idades. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no mesmo local.

De acordo com o idealizador e organizador do festival, Rodrigo Tavares, vão ser distribuídas 400 pipas a distribuição será destinada às crianças que chegarem primeiro ao Parque de Exposições Raul Veiga, onde ocorrerá o evento. Aqueles que desejarem, podem levar suas próprias pipas.

Ainda conforme o idealizador, o festival vai acontecer entre 10h e 17h. "O motivo da escolha do Parque de Exposições Raul Veiga se deve ao fato de que nas proximidades não há nenhum perigo de contato com redes elétricas externas. Por isso, teremos uma estrutura mais adequada, comodidade e segurança", destaca Tavares.

Segundo Tavares, o festival terá também um concurso de pipas, que premiará com medalhas e troféus os cinco primeiros colocados de cada uma das oito categorias em disputa. Os participantes vão poder concorrer nas categorias menor pipa, gigantismo, originalidade, beleza, arraia e centopeia.

Tavares acrescenta também que o festival terá outras duas categorias maranhão vazado (a pipa convencional) e hokako. "Esta última é uma pipa de origem japonesa, com varetas horizontais curvas de bambu. Nas pontas das varetas coloca-se um gancho feito com arame grosso para prender a vela da pipa, que é feita de papel, cintada pela parte de trás no sentido horizontal", ensina Tavares.

Você pode gostar
Comentários