parque das águas niterói - divulgação
parque das águas niteróidivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Niterói vai ter de volta um tradicional espaço para o lazer. No dia 6 de outubro, a prefeitura promete reinaugurar o Parque Municipal Eduardo Travassos mais conhecido como Parque das Águas. Localizado no 'coração' da cidade fica no Morro da Detenção, com acesso pela Rua Vladimir Alves Machado, no Centro , o local está em uma área com 32 mil metros quadrados e foi totalmente revitalizado. Em um primeiro momento, o funcionamento será de terça a domingo, de 8h às 20h.

Com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o investimento foi de R$ 7,8 milhões e fez parte do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis) , o Parque das Águas teve toda a sua área verde recuperada. Além dela, os jardins, caminhos e trilhas foram devidamente repaginados.

O projeto de revitalização fez também com que o local ganhasse ainda novo parque infantil, academia e equipamentos variados para a terceira idade e jardim sensorial com plantas de diferentes texturas e aromas para o tato e olfato. Para garantir a acessibilidade de cadeirantes e portadores de necessidades especiais, além da população em geral, o espaço conta agora com elevador de acesso.

Outro equipamento que promete agradar aqueles que forem ao revitalizado Parque das Águas é o novo auditório. Com capacidade para até 60 pessoas, o local vai ser utilizado para a exibição de filmes e a realização de exposições variadas. A programação, no entanto, ainda está sendo definida.

"O Parque das Águas se integra aos esforços que a prefeitura tem feito para despertar a consciência ambiental e tornar Niterói uma cidade ainda mais sustentável e verde, que preserva seus recursos para atuais e futuras gerações", avalia o prefeito Rodrigo Neves.

Nome de batismo
parque das águas niterói
parque das águas niteróidivulgação
Publicidade
O nome Parque das Águas, como é popularmente conhecido pelos niteroienses o Parque Municipal Eduardo Travassos, tem lá sua razão de ser. Isso porque o local está onde foi construído, no século XIX, o maior reservatório do sistema de abastecimento de água de Niterói.
Com capacidade para nove milhões de litros, até hoje o reservatório é responsável por distribuir água para alguns dos bairros do município. Com tais características, como não poderia deixar de ser, fez com que o local fosse 'rebatizado' de Parque das Águas.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários