Por

Na Região Serrana e no Sul Fluminense há parques estaduais e federais, que são uma boa pedida para os amantes do turismo ecológico. No Parque Estadual dos Três Picos, por exemplo, que abrange as cidades de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, vale conhecer a trilha da Pedra do Elefante, que, ao final, proporciona uma vista deslumbrante da Serra dos Órgãos.

Na mesma região, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, criado em 1939 e com acesso por Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis. Com cerca de 20 mil hectares, tem mais de 200 quilômetros de trilhas, diversas cachoeiras e piscinas naturais, além de cartões-postais como o Dedo de Deus e a Pedra do Sino, entre outros.

No Sul Fluminense, o Parque Estadual da Pedra Selada, em Resende e Itatiaia. São cerca de 8 mil hectares, com entrada pelo distrito de Visconde de Mauá e atrativos como cachoeiras e trilhas, além da Pedra Selada, de 1.755 metros. As duas cidades ainda abrigam o Parque Nacional do Itatiaia. Primeiro a ser criado no Brasil, em 1937, possui como principal atração o Pico das Agulhas Negras 2.791 metros e belas paisagens.

ONDE FICAR

São várias as opções de hospedagem. Na Costa Verde, por exemplo, há o Paradise Hostel (na Ilha Grande) e a Pousada Cantinho da Roça (Itaguaí). Na Região Serrana, o 746 Hostel, em Nova Friburgo. Já na Região dos Lagos, a Pousada Vila Rosada, em Cabo Frio.

Em Teresópolis, uma das opções é o Hotel Alpina, a cerca de 15 minutos da entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e também próximo à tradicional Feirinha do Alto e do Lago Comary. "Estamos perto dos principais pontos turísticos. No verão, uma dica é um piquenique dentro do parque", ensina Cátia Bruno, supervisora do hotel.

Para quem está no distrito de Visconde de Mauá, uma opção é a Pousada Rancho das Framboesas, próxima aos parques do Itatiaia e da Pedra Selada. "Estamos a cinco quilômetros do Poço do Marimbondo, no Parque da Pedra Selada. Basta só uma hora de caminhada", avisa o proprietário Ronaldo Alcaraz.

Você pode gostar
Comentários