Novidade nas escolas de Petrópolis

Para o ano letivo de 2018, Cidade Imperial vai aumentar o número de unidades em tempo integral

Por

Haverá também aulas adicionais de artes e atividades esportivas
Haverá também aulas adicionais de artes e atividades esportivas -

Novidade na rede municipal de ensino de Petrópolis. Para o ano letivo de 2018, a Secretaria de Educação irá aumentar o número de escolas em tempo integral. Atualmente, são apenas quatro as unidades, atendendo um total de 504 alunos. Com a medida, vão ser beneficiados outros 461 estudantes da Educação Infantil (do 4º e 5º períodos) e do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).

Dos novos alunos que passarão a estudar em horário integral, 107 são da escola Gunnar Vingren, que fica localizada no Valparaíso, e 130 da Anna Mohamed, no bairro Sargento Boening. Outros 100 estudantes são da Abelardo de Lamare, no Caxambu, 67 da Dom Pedro de Alcântara, localizada na BR-040, e 57 da Soroptimista, na Mosela.

PREPARAÇÃO PARA O FUTURO

De acordo com o secretário de Educação de Petrópolis, Anderson Juliano, o aumento da carga horária vai contemplar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e também o ensino de pesquisas e projetos. Ainda segundo ele, vão ser oferecidas oficinas culturais, artísticas, esportivas e de lazer, sempre respeitando, é claro, a infraestrutura de cada unidade escolar.

"Ao fortalecer o ensino nos anos iniciais, teremos um aproveitamento melhor do aluno nos anos finais, o que vai garantir a melhora no desempenho escolar, dando, futuramente, mais chance para o seu desenvolvimento global", avalia Anderson Juliano.

O aumento das unidades de ensino em horário integral, por sinal, está previsto no Plano Nacional de Educação, criado em junho de 2014. Pelo programa do Ministério da Educação, a meta é que, até 2025, 50% delas estejam funcionando o dia todo. Com 115 colégios, Petrópoils tem apenas quatro escolas integrais Padre Quinha, Leonardo Boff, Nilton São Tiago e Comunidade São Jorge , totalizando somente 3,5% da rede municipal.

Segundo Secretaria de Educação, está sendo um realizado levantamento técnico do número de alunos e as necessidades de cada uma das regiões da cidade. Isso porque a intenção é que a educação em tempo integral venha a beneficiar outros bairros de Petrópolis. O aumento da quantidade de escolas e de novas vagas para os estudantes, no entanto, será feito de maneira gradativa, conforme estudo da própria secretaria.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Haverá também aulas adicionais de artes e atividades esportivas divulgação
A nova carga horária vai permitir o aumento das aulas de Português e Matemática fotos de divulgação

Comentários