dudu nobre - divulgação
dudu nobredivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

ODia Nacional da Consciência Negra 20 de novembro vai ser comemorado em grande estilo em diversas cidades do Estado do Rio. Para celebrar a data estão previstas uma série de atividades, com apresentações de danças típicas, teatro, shows, exposições, debates, palestras e gastronomia.

Em Niterói, por exemplo, na Praça Leoni Ramos, na Cantareira, haverá a nona edição do 'Viva Zumbi' a partir das 10h. Serão doze horas de atividades, com feira de artesanato, apresentações de jongo, capoeira, hip hop, samba, exposição fotográfica e feijoada, além de shows de Áurea Martins e Dudu Nobre.

Já a cidade de Volta Redonda realiza a Semana do Povo Preto, que começou em 15 de novembro e vai até o dia 20, no Memorial Zumbi. O evento conta com apresentações de arte, música, dança, além de palestras, gastronomia e debates. Entre as atrações, o grupos Jongo Di Volta, Jongo de Pinheiral e Jongo de Arrozal, além de Áurea Martins e o 2º Festival de Curimba do Sul Fluminense.

Em Quissamã, as comemorações vão ter início no dia 19. No Quilombo Sítio Santa Luzia, em Machadinha, acontecerá o I Torneio de Futebol Quilombola e também está prevista feijoada com música ao vivo e oficina e desfile de beleza afro. À noite, a programação vai contar com os grupos Banda de Lata e Sou Filho da África, além de apresentação de jongo com o Tambores de Machadinha, entre outras.

No dia 20, no Memorial da Fazenda Machadinha, apresentação do Sarau das Pretas, com contos e lendas africanos, e do musical 'Abalô de Abadô'. Haverá ainda oficinas de turbantes, tranças e maquiagem, além de palestra e exibição de curtas-metragens. "Convidamos a população de Quissamã para prestigiar as apresentações da Consciência Negra em nossa comunidade quilombola e refletir sobre questões pertinentes às nossas raízes africanas na atualidade", conclama Oscar Luiz Chagas, coordenador de Cultura e Lazer.

Na Costa Verde, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, também vai celebrar o Dia da Consciência Negra. Será no sábado, 18 de novembro, com o Baile Afromarcossense, uma grande roda de samba que está prevista para começar às 18h. Já em Paraty, entre os dias 17 e 19, acontecerá o XIX Encontro da Cultura Negra, reunindo diversas atrações. Entre elas, os grupos Tambor de Crioula, Soul Batuque e Royal Reggae Band, além de apresentações de capoeira, de jongueiros e roda de samba com feijoada.

REGIÃO DOS LAGOS

Em Cabo Frio está programada um série de atividades. A Casa de Cultura José de Dome (Charitas), no Centro, vai receber, dia 17, palestra com advogada Margareth Ferreira, que vai abordar questões sobre gênero, violência, educação e racismo. Já no dia 23, apresentação do filme 'A Batalha do Passinho', longa que retrata a cultura da periferia através do funk. Na Biblioteca Municipal, também dia 23, o evento 'Debate & Vídeo', com a exibição do longa 'Fences Um Limite Entre Nós'.

Em São Pedro da Aldeia, a programação vai ser realizada em dois dias. Em 17 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, apresentações de números de dança e desfile de beleza. Já na Casa dos Azulejos, haverá a abertura da exposição 'UBUNTU Nossas Raízes Negras'. No dia 25, a Casa do Artesão vai promover a quinta edição do Sábado com Arte, com danças tradicionais, apresentações de hip hop e capoeira, além de oficina de bonecas Abayomis, entre outras atividades.

Você pode gostar
Comentários