Crivella é aconselhado a não ir à Sapucaí - Alexandre Brum
Crivella é aconselhado a não ir à SapucaíAlexandre Brum
Por PAULO CAPPELLI

Rio - O prefeito Marcelo Crivella (PRB) pretende mexer na peça mais estratégica da administração municipal: a secretaria da Casa Civil. O vereador Paulo Messina (Pros) assumirá o posto nos próximos dias. O dilema de Crivella é definir o nome que substituirá Messina na liderança do governo na Câmara, já que o aliado tem bom trânsito com parlamentares da base e da oposição.

O vereador Jairinho (MDB) é o mais cotado para assumir a liderança, mas, para isso, terá que se licenciar do partido. É que Crivella prometeu na campanha que não governaria com o MDB (à época, ainda chamado de PMDB). O mesmo valeria para Rafael Aloisio de Freitas (MDB), que, junto com Alexandre Isquierdo (DEM), também é cogitado pelo prefeito.

Troca de comando

Como o Informe antecipou na terça, o atual secretário da Casa Civil, Ailton Cardoso, tem sido alvo de críticas do secretariado de Crivella. Em boa parte, por não conseguir contornar os atritos da turma com a secretária de Fazenda, Maria Eduarda Gouvêa Berto.

Pasta cobiçada

Além de ser responsável pela articulação política, a Casa Civil é hoje a secretaria mais cobiçada da prefeitura pelo orçamento que abarca. Levantamento da vereadora Teresa Bergher (PSDB) constatou que a pasta terá verba de R$ 7,8 bilhões em 2018, mais do que as secretarias de Educação e de Saúde. Crivella turbinou a pasta com vários programas, como o Cimento Social.

Eterno líder

Jairinho, que deve assumir a liderança do governo na Câmara, já desempenhou a função de líder no segundo mandato do ex-prefeito Eduardo Paes (MDB).

Não desapegou

Sabe o ex-superintendente da Barra da Tijuca exonerado por Crivella na última terça? Pois é, Carlos Magno continua indo à superintendência como se nada tivesse acontecido. Como o prefeito ainda não escolheu o sucessor, tenta permanecer no cargo. A quem o pergunta, diz que está no local para ajudar na transição.

Aliás

Um dos interessados em indicar nomes para a vaga, o vereador Marcello Siciliano (PHS) abre mão da intenção, caso Crivella unifique as superintendências da Barra e de Jacarepaguá. "Ele manteria o Flavio Caland, hoje superintendente de Jacarepaguá, e reduziria a estrutura física, já que poderia ficar só com o prédio da Barra, que é maior.

A grandeza de Chico

A psicóloga Paula Ferreira estava ontem no velório da irmã no cemitério São João Batista quando se deparou, no saguão das capelas, com Chico Buarque ele fora ao velório do também cantor Ruy Faria, do MPB 4. Paula disse a Chico que sua irmã, Patrícia, era uma grande fã. O consagrado artista, então, fez questão de ir à capela onde o corpo de Patrícia era velado e de cumprimentar os familiares. Em meio a um momento de dor, levou um pouco de conforto a parentes e amigos.

Paquera virtual

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) diz que, desde que seu perfil num aplicativo de paquera foi exposto na mídia, teve que abandonar aquela rede social. "O ibope ficou tão alto que tive que dar um tempo", diverte-se.

Musicoterapia: é hoje!

Diretor do Hospital Geral do Ingá, Luiz Otávio Nazar apresenta, às 9h, o projeto de musicoterapia para pacientes e acompanhantes.

Você pode gostar
Comentários