Por PAULO CAPPELLI

Rio - Nove jovens que participaram de processo seletivo para tentar ingressar no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) fazem uma séria acusação contra a instituição: brancos, teriam que se autodeclarar afrodescendentes para conseguir vaga para cursos técnicos. E, pior, afirmam que foram estimulados por um professor do próprio Cefet, que é vinculado ao Ministério da Educação. Os pais dos estudantes entraram com ação, na última quarta, cobrando o ingresso dos filhos sem a necessidade da autodeclaração. O grupo recorreu à Defensoria Pública da União.

"Na hora da prova, me colocaram como sendo da cota para alunos negros da rede pública, mas eu me inscrevi só na cota de escola pública", diz L. B, de 16 anos, do CAp-Uerj, que guarda em casa o 'perfil do candidato', no qual se declarou "branco".

Continuação

"Nós, pais, nos reunimos com o professor Luiz Laranjeira, do Cefet, e dissemos que a chance de o concurso ser impugnado era grande. Isso porque, apesar de se dizerem brancos, ao menos nove alunos foram classificados como afrodescendentes. O Laranjeira sugeriu que nossos filhos assinassem uma autodeclaração dizendo serem afrodescendentes. E que não daria problema porque não tem fiscalização. Mas isso é falsidade ideológica", diz uma das mães, que prefere não se identificar.

Sem retorno

Ontem à tarde, o Informe pediu um posicionamento para o Cefet-RJ, que não respondeu às perguntas até o fim desta edição.

Sangue quente

Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes já usou expressões como "canalha" e "golpista salafrário" para se referir ao presidente Michel Temer (MDB). Na eleição deste ano, porém, planeja maneirar um pouco o tom para não assustar o eleitorado.

Segue

"Eu me expresso com a linguagem da minha origem, que é o Ceará. E agora aprendi que de fato algumas coisas que são perfeitamente naturais no meu jeito de falar na minha comunidade parecem ser quentes demais em certos universos de linguagem, como São Paulo. Não vou mudar, mas vou expressar minha indignação de uma forma mais compatível com a audiência", diz Ciro, hoje com 60 anos.

Visita às origens

Morando atualmente no exterior, Eduardo Paes (MDB) desembarca esta semana no Rio. É pré-candidato ao governo.

Lavando as mãos

Presidente da Câmara Municipal, Jorge Felippe (MDB) preferiu não opinar sobre o nome do vereador Jairinho (MDB) para ocupar a liderança do governo no lugar de Paulo Messina (Pros), que chefiará a Casa Civil de Marcelo Crivella (PRB). Jairinho, que já se estranhou com Felippe na disputa pelo comando da Câmara, está em alta conta com o prefeito. Mas, para assumir a liderança, teria que se licenciar do MDB.

Lugar ao sol

Estudantes da rede estadual de 13 municípios assistirão gratuitamente à apresentação do Cirque du Soleil, depois de amanhã. "São 500 alunos, os quais muitos sairão de suas cidades pela primeira vez", diz o secretário de Educação, Wagner Victer. A iniciativa é fruto de parceria com a Secretaria de Cultura.

Ameaçam motoristas

A Rua Barão da Torre, em Ipanema, está tomada por flanelinhas.

Você pode gostar
Comentários