Por PAULO CAPPELLI

Rio - Preso desde 21 de novembro na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, o deputado estadual Paulo Melo (MDB) fez chegar ao governador Pezão que gostaria de ver Lucineide Marchi, conselheira da Agetransp, reconduzida ao cargo. Ex-chefe de gabinete de Melo, ela foi indicada por ele para a agência que regula e fiscaliza os serviços de trens, barcas, metrô e as rodovias do estado.

Ao Informe, Pezão afirmou que submeterá à Assembleia Legislativa o nome de Lucineide, para que seja reconduzida para mais dois anos de Agetransp, mas negou que a decisão tenha a ver com a interferência de Melo. "Não teve pedido nenhum. Nem por terceiros. Vou encaminhar à Alerj o nome dela e os dos outros dois que querem continuar conselheiros (Carlos Correia e Graça Matos)".

Eleição

Mulher de Melo e ex-prefeita de Saquarema, Franciane Motta (MDB) deve se candidatar a deputada estadual.

As cinco indicações

Correia e Graça ingressaram na Agetransp com a bênção do presidente da Alerj, Jorge Picciani (MDB), também preso preventivamente. Indicados pelo ex-governador Sérgio Cabral, Cesar Mastrangelo e Arthur Bastos não quiseram permanecer na agência e encerraram seus mandatos no dia 31 de dezembro. Para substituí-los, Pezão analisa nomes para enviar à Alerj no fim do mês.

Delação premiada

No ano passado, o executivo da Odebrecht Transport Paulo Cesena disse à Operação Lava Jato que Mastrangelo e a Bastos lhe pediram para "ajudar" o PMDB na campanha eleitoral de 2014. Teriam pedido R$ 600 mil via caixa dois. Ambos repudiaram veementemente as acusações.

São Pidão

Economista e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Raul Velloso quer escrever um livro sobre a saga de Pezão na assinatura do plano de recuperação fiscal do Rio.

Linfoma

Incansável nas idas a Brasília mesmo se recuperando de um câncer, Pezão terá que se submeter a exames de seis em seis meses pelos próximos dez anos. No fim do mês, será avaliado com auxílio de um PET-Scan (exame de imagem que utiliza uma substância radioativa).

Janela de transferência

O MDB sofre com o desgaste na imagem e a ausência de seu influente presidente estadual. Com Picciani fora do cenário político, cresce o assédio de partidos como DEM e PSD sobre emedebistas na Alerj e na Câmara Municipal.

Paes se muda para o Rio

Desde dezembro de 2016 morando fora do Brasil, Eduardo Paes (PMDB) desembarca hoje em solo carioca. E, desta vez, para fixar residência. "Estou voltando em definitivo sim, mas vou continuar viajando muito pelas minhas obrigações com a BYD", diz ele, contratado pela empresa que fabrica carros e caminhões elétricos.

Fim das UPPs

O deputado Coronel Jairo (PMDB) se reuniu ontem com o governador Pezão e com Wolney Dias, comandante-geral da Polícia Militar. O parlamentar levou coronéis reformados que pediram o fim das UPPs e o retorno dos agentes para o asfalto.

Saúde: bons números

Apesar das dificuldades na Saúde, os 21 hospitais do município bateram recorde de cirurgias em 2017. Foram 85.342, 6% a mais que em 2016.

Você pode gostar
Comentários