Por

Rio - Pré-candidato ao governo estadual, o senador Romário (Podemos) caminhará por municípios da Baixada Fluminense e do interior a partir da segunda quinzena de março. No caso do ex-jogador, o périplo é particularmente necessário porque seu partido comanda apenas três prefeituras no estado: Quissamã, Saquarema e Volta Redonda. Ou seja, não vai ser tarefa fácil combater partidos mais robustos, já estruturados no interior.

Por ter anunciado a pré-candidatura e desistido na reta final em 2016, muitos no meio político consideram que Romário blefa novamente. Aliados do senador, porém afirmam que desta vez é para valer. Sustentam que a condição é favorável, já que Romário preservará o mandato no Senado caso perca a eleição. E alegam que, agora, Romário é vice-presidente nacional do partido e presidente estadual. Em 2016, quando Romário estava no PSB, o partido rachou após briga de Romário com Hugo Leal, que acabou concorrendo como vice de Indio da Costa (PSD).

O nome do pai

De olho na candidatura a deputado federal, Marcelo Hodge Crivella (PRB), que adotou o nome de urna de Crivella Filho, decidiu investir nas redes sociais. Tem patrocinado posts no Facebook para divulgar sua biografia. O PRB-RJ aposta em puxadores de voto como ele, Clarissa Garotinho e Wagner Montes que é deputado estadual, mas virá a federal para aumentar a bancada fluminense em Brasília.

O churrasco de Pezão

O governador Pezão (MDB) organiza um churrasco para reunir correligionários e políticos aliados na sexta-feira que vem. Tenta passar otimismo em seu último ano de mandato. A carne e o torresmo vão rolar em Piraí, cidade natal do governador.

União e município

A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), no Jardim Botânico, está com dificuldade para pagar a funcionários. "Cerca de 70% da clientela é atendida via SUS. Além de a tabela remuneratória não ser atualizada desde 2009, o município tem atrasado os repasses", diz Deusdeth Miranda, presidente do conselho deliberativo. Os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Laura Carneiro (MDB-RJ) buscam um posicionamento do governo federal.

Aliás

Após a grita de servidores da Cehab (Companhia Estadual de Habitação) e de Laura Carneiro, Pezão decidiu, por ora, suspender a extinção da Cehab.

Educação e preservação

A Secretaria Estadual de Educação e a Faetec abrirão amanhã 700 vagas em cursos técnicos para alunos da rede. Sessenta delas são para o de Conservação e Restauro, em Vassouras. A região foi importante produtora na época do ciclo de café. A iniciativa é fruto de parceria com o Pronatec, do governo federal.

Cobiçada

Andréia Zito (PSDB) tem sido cortejada por pré-candidatos ao governo para ser vice na chapa. É mulher, tem reduto na Baixada Fluminense e ainda pode trazer o PP, legenda de seu pai, Zito, a reboque. Indio da Costa (PSD) é um dos que a sondaram.

Prisômetro

A página das Operações #SegurançaPresente, no Facebook, tem postado toda semana um contador de prisões feitas nas áreas patrulhadas (Lapa, Méier, Aterro, Lagoa e Centro). Seria o prisômetro?

Você pode gostar
Comentários