Por O Dia

Rio - Se um serviço não é prestado em toda a sua extensão, as falhas dão ao consumidor o direito de exigir um abatimento proporcional à insuficiência do serviço como forma de compensar a defasagem quanto a má qualidade, de acordo com o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Isso se aplica tanto para operadoras de telefonia como de TV por assinatura, onde o consumidor que ficou sem receber o sinal dos canais do pacote contratado deve exigir da operadora um abatimento no valor da assinatura proporcional ao período que não recebeu o serviço.

A empresa deve, ainda, reparar o consumidor de todos os transtornos ou danos materiais e morais - ou morais - que sofreu decorrente da falha do serviço. Para isso, deve fazer reclamação formal à empresa.

Caso haja recusa por parte do fornecedor, a reparação pode ser pleiteada na Justiça (via Juizado Especial Cível).

Compra cancelada
Publicidade
No dia 14/11, comprei pelo Carrefour online, uma TV LED, no valor de R$ 659. Após 20 dias, recebi a notícia de que a compra havia sido cancelada. Depois, me ofereceram a possibilidade de trocar por outra TV, sem custo adicional. Não pude verificar o mesmo, até porque estava no trabalho. Logo depois, enviaram um e-mail, me informando que demorei a me posicionar, o que me fez optar pelo reembolso do dinheiro.
Fabiana Conceição Figueiredo. Nova Cidade - Itaboraí
Publicidade
A rede informa que, em contato com a sra. Fabiana Conceição Figueiredo, confirmou o cancelamento da compra e o estorno do valor, via depósito em conta corrente, em até 10 dias úteis a partir de 26/12/2017.
Assessoria de Imprensa Carrefour
Publicidade
Comprei 2, recebi 1
Publicidade
No dia 28/11, comprei dois celulares Moto C no Mercado Livre, mas recebi apenas um aparelho, com a caixa aberta, sem nota fiscal, sem fone de ouvido, com um carregador diferente, que não funcionou. O aparelho veio com a película rachada, um total desleixo. Abri reclamação e não tive resposta.
Vanessa Santos, Rodilândia - Nova Iguaçu
Publicidade
O Mercado Livre entrou em contato e verificou que a cliente recebeu um produto diferente do que foi adquirido. Foi disponibilizado um código de devolução para receber o reembolso do cartão.
Assessoria Mercado Livre
Publicidade
Não recebi!
Publicidade
Fiz uma compra no Mercado Livre dia 30/11 e o objeto foi postado no dia seguinte e tinha previsão de entrega de 8 a 11 de dezembro. O problema começou quando fui olhar o código de rastreio e os Correios pararam de atualizar o status. O vendedor excluir o perfil e até hoje não recebi o que comprei.
Luciana dos Santos Lima, Jardim Alzira - Queimados
Publicidade
O Mercado Livre entrou em contato com a usuária e verificou que o produto adquirido na plataforma foi extraviado durante o envio. Por isso, foi devolvido o valor da compra.
Assessoria Mercado Livre
Publicidade
Atraso na entrega
Publicidade
No dia 6 de dezembro comprei pelo site da Americanas.com uma corrente de ouro para ser dada como presente de Natal. Infelizmente não recebi o pedido. Passei por constrangimentos por causa da baixa logística da loja.
Adahilton Américo de Oliveira, Taquara - Rio de Janeiro
Publicidade
A Americanas.com entrou em contato com o cliente Adahilton, esclareceu e solucionou a questão.
Assessoria de Imprensa Lojas Americanas
Publicidade
DÚVIDAS FREQUENTES
dra. luciana
dra. lucianadivulgação
Publicidade
A crise econômica do país está assustando quem conseguiu juntar dinheiro e bens. O planejamento para Proteção Patrimonial pode ajudar de alguma forma, pois é algo comumente praticado em países desenvolvidos e serve para que um conjunto de bens sofra pouco ou nada apesar das inseguranças cotidianas.
Proteção Patrimonial diz respeito à aplicação das leis para garantia e preservação dos próprios bens (dinheiro, investimentos, coisas, imóveis, marcas etc) e direitos pessoais e/ou empresariais, isso tudo a ser planejado e executado a qualquer tempo, para cidadãos ou empresas, ricos ou não e, especialmente, em tempos turbulentos de crise econômica.
Publicidade
Usar as técnicas de Proteção Patrimonial pode ajudar sim aos cidadãos, às famílias e às empresas, por intermédio de seus especialistas e com base na legislação vigente, planejando e executando boas estratégias para proteção legal e para economia de tributos de forma lícita.
Você pode gostar
Comentários