imoveis - divulgação
imoveisdivulgação
Por Cristiane Campos

Rio - A figura do fiador nos contratos de aluguel tem sido substituída por outras garantias locatícias que estão ganhando a preferência dos inquilinos. Uma delas é o título de capitalização, um mercado em expansão. De janeiro a outubro do ano passado, esse segmento faturou R$ 1,1 bilhão, crescimento de 19,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

E as expectativas para esse ano são ainda mais otimistas, prevê Rafael Jordão, gerente de Negócios Varejo da Brasilcap. "Acreditamos que existe um espaço enorme para continuarmos a crescer. Porque o produto de capitalização, quando comparado às demais garantias locatícias, ainda ocupa um percentual muito pequeno do mercado. No mercado imobiliário, as garantias locatícias mais comumente utilizadas ainda são a fiança e a caução. E é justamente nestes dois segmentos de garantias que reside o maior potencial de crescimento para a venda dos produtos de capitalização", comenta.

Atentos a isso, a Brasilcap e o Banco do Brasil vão reforçar junto ao mercado imobiliário as vantagens do Cap Fiador no evento Soluções BB para Imobiliárias, amanhã e quarta-feira, no Rio. Em fevereiro, o encontro será em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O produto, de pagamento único, tem tíquetes a partir de R$ 1 mil. Após o fim do prazo de capitalização, que pode ser de 12, 15 ou 30 meses, o cliente recebe 100% do valor pago atualizado pela Taxa Referencial (TR). Nesse período, o inquilino concorre a premiações semanais e mensais. O Cap Fiador também oferece uma cesta de serviços para inquilino, proprietário e representante do proprietário, como chaveiro, encanador, vidraceiro e eletricista.

Garantia equilibrada

Para Jordão, o título de capitalização é a garantia mais equilibrada entre o inquilino e o proprietário na hora de fechar o contrato de locação. Entre as vantagens para o locatário, explica o executivo, estão a simplicidade, a praticidade e a agilidade. "Ele não precisa de comprovação de renda ou análise de crédito, de recorrer à figura do fiador e ainda recebe de volta todo o valor pago ao final do plano, participando de sorteios durante o período", afirma. Para o locador, ele conta que a modalidade é uma garantia totalmente segura. "Ela fica bloqueada no contrato de locação em que qualquer movimentação dependerá diretamente de uma autorização da imobiliária ou do locador. E outra: é uma garantia que tem liquidez. Se for preciso utilizar a reserva para ressarcimento de qualquer prejuízo, isso se dá de forma rápida e sem burocracia", completa.

 

Você pode gostar
Comentários