Rio - Mudar de casa não significa apenas trocar de endereço. É também uma transição física e emocional. De uma hora para a outra, toda a sua vida estará representada em caixas. Para ajudar nesta tarefa, especialistas dão dicas de como organizar a mudança e amenizar um pouco o desgaste da missão. Se você já sabe de imediato que tem muita coisa e que o novo espaço é menor, uma alternativa, caso não seja do seu interesse vender ou doar as peças, é guardar móveis, objetos, itens pessoais e corporativos em boxes. A MetroFit, por exemplo, aluga boxes de tamanhos variados por meio de contratos mensais e pelo tempo que for necessário.
O próximo passo é definir uma data. A sugestão da Kiiro - Organiza e Simplifica é conferir a agenda para evitar coincidir a data da mudança com eventos importantes e também avaliar se há restrições à mudança no local de retirada e entrega. Se possível, opte por dias da semana, que são mais tranquilos e em conta. Mas atente-se às feiras ou bloqueios na região. Em seguida, faça uma lista dos itens. "Aproveite para desapegar de bens que já não fazem sentido. Isso evitará desgastes e impactará diretamente na economia de custos", afirma Talita Melo, fundadora da Kiiro.
Talita orienta dividir o inventário em grupos como 'transportadora', que deve conter campos com número, nome e descrição da peça e alguma indicação sobre o estado em que ela se encontra. Caso seja um item especial, é preciso atribuir também valor do seguro. Já os outros grupos abrangem itens que serão levados por você ou por outros responsáveis (utilize a mesma metodologia para estes dois últimos inventários).
AS DIMENSÕES
Como nem sempre é possível contar com um designer ou arquiteto na mudança, meça os móveis e também os cômodos do novo imóvel. E, se possível, faça demarcações no local para facilitar na hora da descarga de itens. Verifique as condições de elevadores, escadas, portas e janelas para identificar a necessidade de desmontagem dos itens ou içamentos.
O próximo passo é selecionar uma empresa para fazer o transporte e avaliar a necessidade de seguros. Peça um contrato e confira cada campo. Por último, faça todas as transferências das correspondências de luz, telefone, gás, água, internet, tv a cabo, escolas, cursos, e assinaturas, entre outras pendências.