Rio - O Sindicato Rural de Barra Mansa está com inscrições abertas para o próximo curso técnico em Agronegócio. Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), há um total de 40 vagas, todas gratuitas. Para concorrer é preciso se inscrever diretamente no endereço http://etec.senar.org.br/processo-seletivo-20181/ até dia 9 de fevereiro. As aulas vão começar no dia 5 de março.
Destinado àqueles que devidamente concluíram o Ensino Médio, o curso tem duração de dois anos são quatro semestres. Já a carga horária é de 1.230 horas, sendo que 80% delas são via Internet e 20% presenciais. Todo o material didático apostilas, DVDs e etc é fornecido gratuitamente pelo próprio Senar. O curso é reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Durante o curso, o próprio sindicato vai disponibilizar uma sala de aula com computadores conectados à Internet para uso exclusivo dos alunos. "Os conteúdos são disponibilizados aos alunos na Internet e reforçados pelas videoaulas e pelo material impresso. E 20% da carga horária é reservada para aulas presenciais no polo de apoio e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias", orienta o presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, Adilson Rezende.
SELEÇÃO
Segundo o sindicato, os agricultores familiares ou os médios produtores, além de pessoas que já atuam como agentes de assistência técnica e extensão rural, têm prioridade às vagas do curso. Já aqueles que não apresentarem documentação que comprove vínculo com o setor agropecuário irão concorrer às vagas como público em geral.
Em 2018, ao contrário dos anos anteriores, a seleção dos alunos com ou sem vínculo com o setor rural não será feita por prova online. Mas com base na análise do aproveitamento escolar referente ao Ensino Médio. O índice de aprovação será comprovado pela inserção das notas, contidas no histórico escolar do interessado, de Língua Portuguesa e Matemática, durante os três anos do Ensino Médio. O resultado final sairá em 22 de fevereiro as matrículas vão até o dia 28 do mesmo mês.
"O agronegócio está em plena expansão e na nossa região há muitas oportunidades de trabalho. O produtor rural tem carência de tecnologias e novas técnicas. Por isso, o curso é muito importante para o desenvolvimento do setor rural na região", finalizou Adilson.