O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) está previsto para entrar em operação até o fim de maio, com 45 câmeras. Em seguida, serão instalada outras 40 unidades - Divulgação/Marcello Santos
O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) está previsto para entrar em operação até o fim de maio, com 45 câmeras. Em seguida, serão instalada outras 40 unidadesDivulgação/Marcello Santos
Por LUIZ ALMEIDA

A Prefeitura de Petrópolis se prepara para implantar a primeira central de monitoramento da cidade. Com o objetivo de garantir mais segurança, o Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) está previsto para entrar em operação até o fim de março. Em um primeiro momento vão ser instaladas 45 câmeras em pontos estratégicos do município. A segunda fase do projeto prevê a instalação de outras 40 unidades de observação.

Fruto de um investimento de R$ 768 mil, o Ciop visa a integração de diversas forças de segurança e controle, como a Guarda Civil, as polícias Militar e Civil, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Há ainda a possibilidade de outros órgãos Samu e Polícia Rodoviária Federal também atuarem a partir da central de monitoramento. O Ciop vai funcionar 24 horas por dia.

Todas as câmeras do Ciop têm capacidade de fazer gravações em 360° e em alta definição. Elas ainda podem realizar reconhecimento facial e de placas de veículos. "É tecnologia de ponta sendo empregada no município para a segurança pública e outros serviços", destaca o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.

Os equipamentos vão ser instalados em diversos pontos de Petrópolis. Entre eles, as praças de Nogueira, de Corrêas, da Liberdade, da Águia e da Inconfidência. Também haverá câmeras nas ruas 13 de Maio, Teresa, do Imperador e Paulo Barbosa, e em locais como Retiro, Palácio de Cristal, Duas Pontes, Valparaíso, Mosela, Parque Municipal de Itaipava, Pedro do Rio, Ipiranga, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Montecaseros e Araras, além das entradas da cidade, como no Bingen, Quitandinha, Alto da Serra e nos trevos de Bonsucesso e da Posse.

"Com as imagens, será possível atuar no ato criminoso e elas poderão ser utilizadas para comprovação da prática criminosa. Vão servir tanto para acionar um agente para ir imediatamente ao local, como também como prova, porque ficarão à disposição da Polícia Civil para a elucidação de crimes", argumenta o coordenador de segurança, Maurício Borges.

Trânsito e nível do rios
Publicidade
O sistema de monitoramento por câmeras também poderá ajudar os petropolitanos no dia a dia da cidade. Se houver engarrafamentos, por exemplos, a CPTrans poderá informar imediatamente os motoristas e criar rotas alternativas para diminuir as retenções. Já em casos de acidentes de trânsito, o Ciop poderá acionar rapidamente serviço de ambulância para o atendimento de possíveis vítimas.
Outro órgão que será beneficiado com as câmeras do Ciop é a Defesa Civil. Isso porque vai poder acompanhar em tempo real o nível dos rios do município durante os dias de chuvas fortes e, se necessário, iniciar o atendimento à população.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários