Por RENAN SCHUINDT

Para quem entra na maratona de blocos e desfiles na Sapucaí, é comum lidar com cãibras, dores ou inchaço nas pernas. Os foliões também precisam ter cuidado com o calor, que contribui para o aparecimento de sintomas relacionados a problemas vasculares. O inimigo número um das mulheres é o salto alto, apontam especialistas.

o ideal é usar tênis

Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-RJ), Breno Caiafa diz que as mulheres são as maiores vítimas, porque dançam mais e costumam usar calçados mais apertados. "Se usado com frequência, o salto alto contribui para o aparecimento de dores nas pernas, além de varizes. O ideal é usar tênis. Se tiver que usar salto, a melhor opção é o modelo sem bico fino. As palmilhas também ajudam na prevenção das dores. No caso das passistas profissionais, o condicionamento físico é trabalhado durante o ano inteiro. Por isso, já estão mais adaptadas", analisa.

Acostumada com treinos intensos, a Rainha de Bateria da Acadêmicos da Rocinha e Musa do Salgueiro, Mônika Nascimento, se enquadra nesse perfil. E tem uma estratégia para minimizar os problemas causados pelo uso do salto alto. "Durante os ensaios e desfiles, uso o salto 15. Mas a rasteirinha não sai da bolsa. É sempre a melhor opção para descansar os pés. No geral, faço exercícios, mantenho uma alimentação balanceada e bebo muito líquido", revela.

Outra dica importante é beber água sempre que possível em meio à folia, para auxiliar na circulação. Também é indicada uma dieta leve e com reposição de sais minerais, que podem evitar câimbras, dores nas pernas e edemas. Banana, água de coco, sucos e isotônicos são outros grandes aliados dos foliões.

Você pode gostar
Comentários