Médicos incentivam a prática de atividades físicas entre os idosos como forma de combater a depressão - Divulgação
Médicos incentivam a prática de atividades físicas entre os idosos como forma de combater a depressãoDivulgação
Por

Rio - Um dos maiores problemas enfrentados pelos idosos são os tombos. Pensando nisso, a clínica Revigore Fisioterapia e Pilates, em Copacabana, criou uma aula que ajuda aqueles que estão na melhor idade a se proteger contra quedas. O objetivo é reforçar o equilíbrio, a coordenação motora, o preparo muscular e a mobilidade dos pacientes com mais de 60 anos. Na aula, os participantes ainda trabalham a memória e a concentração. A proposta partiu do fisioterapeuta Leonardo Dantas, que teve a ideia após observar a dificuldade de alguns pacientes durante as atividades de reabilitação. "Percebemos que os idosos falhavam os joelhos ou tropeçavam quando os exercícios demandavam equilíbrio", diz.

Aos 68 anos, a aposentada Roza Sodré fala com emoção sobre a iniciativa. "Nas aulas fazemos muitos exercícios de atenção e coordenação motora, coisas que depois dos 60 anos começam a diminuir. Hoje já sinto diferença, principalmente quando ando pela rua. Nunca tinha feito nada parecido e acho que está valendo muito a pena", conta.

Outra que aderiu à aula foi a psicóloga Dolores Lemos, de 79 anos. "Tenho prótese de joelho e, desde a cirurgia, tenho medo de sofrer alguma queda. Com a aula postural, passamos a ter um conhecimento muito maior sobre as possibilidades do nosso corpo, o equilíbrio necessário para prevenir quedas, facilidades ao subir e descer escadas, sentar e levantar", comenta. Para participar da aula de 'Prevenção de Quedas', é necessário que o paciente passe por uma anamnese. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3449-5354.

Você pode gostar
Comentários