Pedro Paulo Carvalho e Eduardo Paes - Tânia Rego/ Agência Brasil
Pedro Paulo Carvalho e Eduardo PaesTânia Rego/ Agência Brasil
Por PAULO CAPPELLI

Se depender de seu principal aliado político, Eduardo Paes deixará o MDB e migrará para o PP. O deputado federal Pedro Paulo Carvalho (MDB), que disputou a prefeitura na última eleição por indicação de Paes, defende a mudança de ares - para ambos: "O PP tem base na Câmara dos Deputados e, portanto, tempo de televisão. Permite a formação de uma aliança ampla, inclusive com a centro-esquerda. Tem estrutura no interior do estado, com a força do (vice-governador Francisco) Dornelles."

De acordo com Pedro Paulo, a permanência no MDB prejudica a provável candidatura de Paes ao governo estadual: "Os partidos com maior rejeição no Brasil são MDB e PT. Isso pesa ainda mais para os candidatos no Rio", diz. Segundo ele, permanecer no MDB "representaria perda de 20% a 25% do eleitorado".

Segue

Perguntado pelo Informe se, assim com o MDB, o PP também não está com a imagem arranhada por conta da Operação Lava Jato, Pedro Paulo argumenta: "Os desgastes não se comparam. O PP tem seus problemas, mas como todos os outros. Está no lugar-comum dos problemas."

Estrela da companhia

Mais um fator que pode pesar na escolha pelo PP é que, lá, Paes seria a estrela da companhia. Sua candidatura ao Palácio Guanabara seria tratada como prioridade pelo partido.

Governo ou Senado?

Perguntado se Paes aceitaria trocar a candidatura ao governo estadual pela disputa ao Senado, para a formação de alianças, Pedro Paulo é enfático: "É impossível que ele concorra ao Senado. Se for para ser candidato ao Senado, continua na empresa em que está trabalhando (a chinesa BYD)."

Ir ou não ir, eis a questão

O Informe revelou, ontem, que Crivella tem sido aconselhado por políticos próximos e lideranças evangélicas a não ir à Sapucaí para evitar eventuais vaias e coros hostis. O advogado Victor Travancas, que voltou a se aliar ao prefeito, pondera sobre a pressão popular feita em Crivella para que vá ao Sambódromo: "Onde está escrito na Constituição que pular Carnaval é função do prefeito? Uma coisa é exigir que ele cuide da cidade e dos eventos; outra, bem diferente, é exigir que ele abandone sua fé para participar dos desfiles. Quem pensa diferente deve ter saudade do Cabral bebendo todas e curtindo os camarotes da Sapucaí."

Seguranças do Carnaval

A Sunset, empresa privada de vigilância, foi subcontratada pela prefeitura para patrulhar as ruas da cidade nas proximidades dos blocos de Carnaval. A pergunta é: esses profissionais, que atuam em condomínios, casas noturnas e outros estabelecimentos privados, têm preparo para lidar com o público em lugares... públicos? De acordo com a própria Dream Factory, responsável pela contratação, "a empresa não tem atribuição legal para segurança pública". Segundo a Dream Factory, serão pagas 3.375 diárias aos agentes da Sunset, que atuarão desarmados.

Nova escola na Maré

Em meio a tantas más notícias envolvendo violência na Favela da Maré, uma boa passou despercebida. Na segunda-feira, foi inaugurado o Colégio Estadual Professor João Borges. Com ensino integral e profissionalizante, a unidade começou a ser construída em... 2013. Aliás, com exceção das escolas no entorno do Sambódromo, a rede estadual tem aula normalmente hoje.

Você pode gostar
Comentários