Por PAULO CAPPELLI

O Informe obteve, com exclusividade, relatório do Ministério da Defesa que revela dados preocupantes sobre o sistema penitenciário brasileiro. Em 31 presídios revistados, foram encontrados 481 celulares, 326 chips para celular e 962 substâncias classificadas como narcótico. A varredura também detectou 281 cachimbos para drogas, 1.319 isqueiros e 378 acessórios identificados como DVDs, CDs e pen-drives. O número de eletrodomésticos encontrados é de dar inveja em lojas de varejo: 172 televisores e 89 fogões.

O relatório foi pedido pela Coluna ao governo federal após o ministro da Defesa, Raul Jungmann, dizer em entrevista ao DIA que cerca da metade da população carcerária está armada. Mais precisamente, a varredura encontrou 10.100 armas brancas, como facas, e duas pistolas. O que quer dizer que 45% dos 22.343 detentos possuem armas.

Sete estados

Os 31 presídios revistados ficam em sete estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. São eles: Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Pará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

Corrida ao Senado

Presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo foi visto com Pezão (MDB) no Palácio Guanabara na quinta. Comunicou ao governador sobre sua decisão de se candidatar ao Senado.

Cehab

Sabe a extinção da Companhia Estadual de Habitação, planejada pelo governo estadual, como revelou o Informe? Para tentar evitar que isso ocorra, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio protocolou um documento na Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa. Diz que a Cehab deve cerca de R$ 200 milhões em passivos trabalhistas. Ou seja: caso a Cehab seja mesmo desestatizada, quem herdará essa dívida?

Bebês desprotegidos

Os recém-nascidos de Nova Iguaçu não têm recebido a vacina BCG aquela aplicada antes das duas primeiras semanas de vida e que previne contra a tuberculose. É que o estoque nas unidades de saúde da cidade está zerado. O Ministério da Saúde, que repassa aos estados, diz não ter mais BCG no estoque. Já a Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela distribuição, afirma que não há previsão para que novas doses sejam liberadas.

Presidente ausente

O deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) brinca com o fato de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não ter aparecido para presidir uma sessão sequer nesta primeira semana do ano legislativo: "Vieram me perguntar se ele estava testando a popularidade nos blocos de pré-Carnaval. Garanti que não. Rodrigo está com o filho recém-nascido e não tem a menor pinta de ser folião."

Dobradinha

Chico Alencar, que concorrerá ao Senado, preparou uma dobradinha com o pré-candidato do Psol ao governo estadual, Tarcísio Motta. Mas dessa vez não é política, e sim uma lista de blocos de Carnaval para pularem juntos.

Você pode gostar
Comentários