Secretários Dayse Monassa (esq.) e Axel Grael (dir.) recebem prêmio do presidente da Abes, Roberval de Souza - divulgação
Secretários Dayse Monassa (esq.) e Axel Grael (dir.) recebem prêmio do presidente da Abes, Roberval de Souzadivulgação
Por

Rio - Niterói acaba de conquistar um importante prêmio. Ficou com a décima posição no recém-criado ranking Abes de Universalização do Saneamento foi o único município do Estado do Rio a ser agraciado com a premiação. Concebido pela Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental (Abes), o ranking avaliou 231 cidades com mais de 100 mil habitantes de todo o Brasil, de acordo com as condições de universalização do saneamento, tendo como base indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além de coleta e destinação de resíduos sólidos.

Para classificar as 231 cidades, o estudo criou três categorias distintas rumo à universalização do saneamento, compromisso com a universalização e primeiros passos para a universalização. De acordo com o ranking da Abes, apenas 6% dos municípios avaliados se enquadraram na primeira categoria. Outros 18% conseguiram fazer parte do quesito compromisso com a universalização de saneamento. A grande maioria dos municípios 76% se enquadraram apenas na categoria primeiros passos para a universalização do saneamento.

O ranking também levou em conta dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. Estes foram cruzados com informações sobre as doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI). Tais doenças, por sinal, constam do Datasus, sistema de informação em saúde do Ministério da Saúde.

"Demos salto de qualidade com a parceria com a Águas de Niterói e também com a Econit para tratamento e destinação final dos resíduos. Entre os cinco indicadores avaliados, temos 100% de tratamento, recolhimento de água e esgoto, destinação final de resíduos, e ocupamos boa posição na saúde. Neste ponto, com as metas do planejamento estratégico 'Niterói que Queremos', vamos dar salto de qualidade, principalmente com as estações de tratamento do Badu e do Sapê", destacou Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos.

Cieps serão municipalizados
Publicidade
Niterói vai municipalizar dois Cieps atualmente abandonados. As duas escolas nos bairros de Cantagalo e do Fonseca vão ser transformadas em unidades que passarão a desenvolver projetos de educação, cultura e esporte. Os antigos colégios irão atender a crianças e jovens, com idades entre 6 a 16 anos. A inauguração deverá ocorrer no segundo semestre.
"Estamos fazendo o encaminhamento relacionado à municipalização e transformação desses dois espaços, que hoje estão totalmente degradados e abandonados, em locais voltados para a formação da infância e da juventude. Teremos nos locais projetos importantes relacionados à cultura, educação, esporte e lazer", afirmou o prefeito Rodrigo Neves, acrescentando que, nos últimos três anos, a cidade ganhou 23 novas unidades escolares.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários