Carnaval Guapimirim - Divulgação
Carnaval GuapimirimDivulgação
Por

 Rio - Enfim, o Carnaval. Festa das mais aguardadas, é o momento de vestir a fantasia e, munido de confetes, serpentinas e muita alegria, curtir os blocos, escolas de samba e toda a irreverência momesca. Nas cidades do Estado do Rio, é claro, não vai faltar folia e diversão. Afinal, muitas delas estão com programação bem recheada e para todas as idades.

Na Região dos Lagos, animação é o que não vai faltar. Haverá festa em todas as cidades, como Maricá, Cabo Frio, Rio das Ostras, Saquarema, Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, entre outras. Em Maricá, o Maricarnaval 2018 acontece em diversos pontos até 13 de fevereiro — Itaipuaçu, Inoã, Flamengo, Araçatiba, Ponta Negra e Centro, entre outros bairros. Perto dali, em Iguaba Grande, a festa começa hoje, dia 8, com o tradicional Cordão da Bola Preta. A folia vai até dia 13, sempre na Praia do Popeye. O Iguafolia também vai contar com show da cantora Gaby Moura, ex-participante do programa ‘The Voice Brasil’.

Em São Pedro da Aldeia, a festa começa amanhã, dia 9, e se estenderá até 13 de fevereiro. A abertura do ‘CarnAldeia’ será na Praça Agenor Santos, no Centro. Também haverá Carnaval nos bairros e praias da cidade. “Preparamos uma festa linda para toda a população. Serão cinco dias de programação, com muita diversão, segurança e tranquilidade para os foliões e suas famílias. Tenho certeza que será um sucesso”, adianta o prefeito Cláudio Chumbinho.

Região Serrana

As cidades serranas também preparam Carnaval animado. Santa Maria Madalena vai contar com trio elétrico, desfiles, shows, blocos e matinês para a criançada. A festa vai de 9 a 13 de fevereiro, na Rua Barão de Madalena, no Centro. Paraíba do Sul, por sua vez, também terá festa animada, que começa hoje mesmo, dia 8, e vai até 13 de fevereiro. O palco principal será na Avenida Beira-Rio, onde vão ser realizados diversos shows. Outro ponto da folia será no coreto do Jardim Velho, com matinês, baile de máscaras, concursos e DJs. Haverá Carnaval também nos distritos de Werneck, Sebollas e Sardoal.

Em Petrópolis, a folia também estará espalhada em toda a cidade, nos bairros de Alto da Serra, Morin, Cascatinha, Nogueira, Corrêas e no Centro Histórico. Neste último acontecerá o ‘Carnaval da Liberdade’, na Praça da Liberdade, com shows, espaço infantil, gastronomia e cerveja. Já em Cantagalo, matinê e 15 blocos estão programados para ocupar o Centro.

Marchinhas e oficinas

Em Três Rios, o Carnaval está programado para entre os dias 9 e 13 de fevereiro. A folia, aliás, reserva atrações para todas as idades. Para a criançada, matinês na Praça São Sebastião, com marchinhas e muito samba. Também haverá blocos e desfiles de escolas de samba — sábado e domingo — na Avenida Condessa do Rio Novo. No dia 17, festa com as agremiações campeãs.

Guapimirim também terá Carnaval com marchinhas, além de shows, blocos e DJs. De 9 a 13 de fevereiro, a festa acontecerá na Avenida Dedo de Deus, na Praça da Emancipação, na Rua Alcindo Guanabara, no Vale das Pedrinhas e na Vila Olímpia. Já em Pinheiral, os blocos também vão marcar presença em diversos pontos. A folia vai acontecer nos bairros Paraíso, Rolamão e no Centro — nas praças Teixeira Campos e Brasil. Para a criançada, matinê na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, dia 10, 9h às 12h. Haverá ainda oficinas de adereços, brigadeiro, cupcake e biscuit na Estação Cultura, no Centro.

 

Folia no Norte Fluminense
Publicidade
O Carnaval também promete para lá de agitado nas cidades do Norte Fluminense. Haverá folia nos municípios de Conceição de Macabu, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Campos dos Goytacazes e Porciúncula, entre outras. Estão previstos shows, apresentações de DJs e desfiles de blocos e escolas de samba.
A festa carnavalesca ainda contará com matinês e atividades para a criançada. É o caso do Carnaval em Bom Jesus do Itabapoana, com recreação infantil com pinturas faciais, baile a fantasia, brincadeiras e shows. Porciúncula e Itaocara, por sua vez, também contarão com grande baile especialmente dedicado aos pequenos.
Publicidade
Já na cidade de Conceição de Macabu vai ser realizada o Macabu Folia 2018, entre 9 e 13 de fevereiro, com apresentação de diversas bandas e de DJs, além de trios elétricos para animar os foliões. "O Carnaval de Conceição de Macabu é considerado o melhor da região. Isso porque nosso povo é extremamente receptivo e nossa programação é muito animada", valoriza o secretário de Turismo Jorge Luiz.
Você pode gostar
Comentários