Formação PROFISSIONAL

Unidades de ensino da rede pública de todo o Estado do Rio estão com vagas abertas para cursos profissionalizantes e técnicos em diversas áreas do conhecimento

Por ASSINATURA REPÓRTER

Um dos cursos oferecidos pela Faetec é o de Mecânica
Um dos cursos oferecidos pela Faetec é o de Mecânica - Divulgação/Felipe Corrêa

Em tempos de crise, a formação profissional é um item de fundamental importância para os futuros trabalhadores. Afinal, a busca pelo conhecimento é o primeiro passo para aqueles que desejam se destacar no acirrado mercado de trabalho e, assim, conquistar uma boa colocação. Não por acaso, para estar devidamente preparado, vale investir nos estudos. E os cursos técnicos são uma opção.

A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, está com inscrições abertas para um total de 22.332 vagas em cursos profissionalizantes em mais de 72 unidades espalhadas pelo Estado do Rio. São mais de 140 opções de cursos diferentes, que têm duração de 10 a 20 semanas.

De acordo com a Faetec, as inscrições vão até 16 de fevereiro, somente no site www.faetec.rj.gov.br, e o sorteio público das vagas será no dia 19, com matrícula entre 22 e 26 de fevereiro. As aulas vão ter início dia 5 de março. Ainda conforme a fundação, os candidatos devem ficar atentos à escolaridade exigida, no edital, para o curso escolhido. Já a idade mínima, por sua vez, varia de 14 a 18 anos.

Entre os cursos oferecidos pela Faetec estão os de Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Soldador, Auxiliar de Cozinha, Cabeleireiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Informática e de Montador e Reparador de Computadores. De acordo com a fundação, é possível escolher até dois cursos por CPF.

"Os candidatos devem ficar de olho no cronograma do edital porque não há tempo a perder, e os cursos da rede podem ser o primeiro passo para muitos ingressarem no mercado. Com a Faetec, nós formamos profissionais aptos para lidar com as exigências do mundo do trabalho em apenas três meses de qualificação", destaca o presidente da Faetec, Miguel Badenes.

CURSOS TÉCNICOS

Para os estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está com vagas para cursos técnicos em Vassouras e Macaé também são oferecidas oportunidades para as cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. As inscrições devem ser feitas no site www.rj.gov.br/web/seeduc até o dia 9 de feveiro. Os cursos são presenciais e ministrados no contraturno. Ou seja, os alunos fazem o Ensino Médio em um turno e o técnico em outro. É preciso ter idade mínima de 15 anos.

Em Vassouras, são 90 vagas para Técnico em Edificações e outras 60 para para Técnico em Conservação e Restauro. Ambos serão ministrados Escola Técnica Estadual de Restauro Carlos Frederico Werneck Lacerda, no Centro. Já em Macaé, são 50 vagas para Técnico em Informática, que vão ser realizados no Centro Vocacional Tecnológico Macaé, no bairro da Glória.

NITERÓI

Em Niterói, já estão abertas as inscrições para as novas turmas das Oficinas de Desenvolvimento de Aplicativos e de Fotografia do Ponto de Cultura Ponto Vivo, da ONG Bem TV. As aulas serão realizadas no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Santa Rosa. Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de fevereiro. Informações no www.bemtv.org.br/centralsolidaria.

Destinadas a alunos entre 16 e 29 anos, as oficinas estão previstas para acontecer de 5 de março a 31 de julho. As aulas de Fotografia serão todas as terças, quintas e sextas, de 14h às 17h. As de Desenvolvimento de Aplicativos vão ser realizadas no mesmo horário, mas apenas segundas e quartas.

Comentários