Projeto 'Livros nas Praças' leva ônibus-biblioteca para locais do Rio

O Instituto Benjamin Constant receberá a visita nesta quinta-feira

Por O Dia

Rio - O Instituto Benjamin Constant (IBC), centro de referência nacional na área da deficiência visual, recebe nesta quinta-feira a visita do ônibus-biblioteca “Livros nas Praças”, um projeto que leva literatura e conhecimento através do empréstimo gratuito de livros.

O veículo oferece ainda livros com ilustrações em braile para crianças e adultos e livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão. Desde o início de abril, o ônibus-biblioteca, viabilizado por meio da Lei Rouanet e com o patrocínio da LAMSA e apoio do Instituto Invepar, vem percorrendo bairros do Rio para democratizar o acesso dos jovens ao mundo literário.

“Nossa intenção é conscientizar sobre a importância da leitura e também estimular o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde estão inseridas”, explica Cristina Figueiredo, idealizadora do projeto.

Ainda no mesmo dia, o Trio Caxangá se apresentará também no Instituto Benjamin Constant, das 9h às 10h30, levando o clima de festa junina e brincadeiras para pessoas que estiverem visitando o ônibus-biblioteca. Cerca de 300 crianças do IBC também participarão da festa. O evento é gratuito.

Já no dia 29 de junho, será a vez da comunidade do Complexo da Maré receber o projeto e a apresentação do Trio Caxangá.

O veículo possui um acervo de mais de 2 mil livros, 80% deles de autores brasileiros, que são emprestados gratuitamente aos moradores e podem ser devolvidos sempre que o ônibus-biblioteca estiver estacionado em algum dos pontos oficiais.

A “biblioteca sobre rodas” funciona de forma itinerante no município do Rio de Janeiro, de terça a sábado, das 10h às 16h, atendendo a uma comunidade por dia. Ao completar o circuito de 10 comunidades, o ônibus retorna à primeira praça e, assim, sucessivamente.

Confira a programação:

Largo do Estácio (Estácio)

02, 09, 16, 23 e 30 de junho;

Praça Rio Grande do Norte (Engenho de Dentro)

03, 10, 17, 24 de junho e 01 de julho;

Praça Daniel (Cidade de Deus)

06, 13, 20, 27 de junho;

Vila Olímpica da Maré (Complexo da Maré)

01, 08, 15 e 29 de junho;

Praça Seca - Jacarepaguá

07, 14, 21, 28 de junho;

Instituto Benjamin Constant (Urca)

22 de junho;

Últimas de Diversão