Reunião da Enel e prefeitura (Angra) na Vila do Abraão, Ilha GrandeDivvulgação/PMAR
Ilha Grande - O plano de ação da Enel para a Ilha Grande, em Angra dos Reis, na costa verde, em 2024 foi apresentado aos moradores durante uma reunião na Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Vila do Abraão, nesta semana, após uma intermediação realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Executiva da Ilha Grande. O encontro na última quarta (21) foi marcado para que a empresa pudesse dar uma resposta à população sobre as constantes interrupções de energia, principalmente, as ocorridas no Abraão durante o Carnaval, e o que está sendo feito para minimizar esses gargalos.
-Nós, como prefeitura, estamos aqui fazendo o papel de interlocução, construindo uma proposta para a solução deste problema. A prefeitura trabalha junto com a comunidade, defendendo seus interesses – destacou o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.
Dois representantes da Enel participaram da reunião e iniciaram o encontro pedindo desculpas à população pelo ocorrido. Eles alegaram que a empresa já vinha trabalhando nos pontos mais críticos, mas que não foi possível finalizar o serviço antes do Carnaval.
De acordo com a Enel, após os dias de folia, de quarta a sábado, foi montada uma força-tarefa, na região do Saco do Céu, com mais de 100 funcionários, ( incluindo empresa, prefeitura e INEA) onde conseguiram implementar 800 metros de uma nova rede, fixando 23 postes. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Angra e do Governo do Estado, Inea, e a nova rede, que atende o Abraão, começou a funcionar na terça-feira (20).
No plano exposto à população, a empresa listou uma série de ações a serem colocadas em prática, entre elas a realização de duas mil podas, 450 manutenções preventivas, a instalação de 11 equipamentos de telecontrole e a ampliação de geradores no Abraão e Provetá, além da implantação de uma base avançada da Enel.
Foi apresentada também uma proposta para a instalação de novos geradores na Vila do Abraão. O projeto não agradou aos moradores e ficou decidido que, em outra reunião, entre os dias 5 e 6 de março, a Enel vai mostrar um novo projeto de forma a contemplar 100% da localidade.
Durante a reunião, os moradores ainda puderam expor todo o seu descontentamento com a empresa e solicitaram que sejam apresentados planos de ação para as demais localidades da Ilha Grande. Pediram ainda que as intervenções nas outras praias aconteçam em paralelo com as que vão ocorrer na Vila do Abraão, local onde está concentrado o maior núcleo populacional da Ilha Grande.
Balanço Enel
Um mutirão de serviços realizado pela Enel, na Vila do Abraão na Ilha Grande contou com 80 profissionais para conclusão da primeira etapa de obras. Segundo a empresa foram instalados 800m de cabos de rede elétrica. Na fase final de execução, alcançará um total de 1,1 mil metros de cabos substituídos. O objetivo das obras de modernização é tornar a rede mais resiliente, melhorando o fornecimento aos clientes.
Além da substituição de 23 postes de energia e a instalação de novos condutores, mais modernos e resistentes, houve também podas preventivas e emergenciais de árvores, para evitar o contato da vegetação com a rede elétrica, que segundo a empresa, é uma das principais causas de interrupção do serviço na localidade.
A Defesa Civil e o Inea atuaram em conjunto com a companhia para a execução das atividades que envolvem a vegetação. Já a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva da Ilha Grande, auxiliou no transporte de equipamentos e materiais em balsas.
"Equipes de emergência apoiaram o trabalho 24 horas na Ilha durante as obras da nova rede. Além disso, três geradores foram instalados na Vila em suporte aos serviços essenciais, como a Casa da Cultura, Batalhão de Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Durante a execução dos serviços, a equipe enfrentou desafios de logística, como o transporte dos postes e equipamentos por vias íngremes, muitas vezes por trechos que passam por dentro da mata. O impacto das chuvas intensas que atingiram a região na semana passada também trouxe desafios para a execução das melhorias na rede. "A ilha possui características geográficas, topográficas e climáticas desafiadoras, totalmente diferentes de outros locais. Trabalhamos de maneira incansável para tornar a rede elétrica mais moderna, segura e menos suscetível às condições climáticas e à salinidade”, destaca José Luis Salas, Diretor de Redes da Enel Distribuição Rio".
"Equipes de emergência apoiaram o trabalho 24 horas na Ilha durante as obras da nova rede. Além disso, três geradores foram instalados na Vila em suporte aos serviços essenciais, como a Casa da Cultura, Batalhão de Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Durante a execução dos serviços, a equipe enfrentou desafios de logística, como o transporte dos postes e equipamentos por vias íngremes, muitas vezes por trechos que passam por dentro da mata. O impacto das chuvas intensas que atingiram a região na semana passada também trouxe desafios para a execução das melhorias na rede. "A ilha possui características geográficas, topográficas e climáticas desafiadoras, totalmente diferentes de outros locais. Trabalhamos de maneira incansável para tornar a rede elétrica mais moderna, segura e menos suscetível às condições climáticas e à salinidade”, destaca José Luis Salas, Diretor de Redes da Enel Distribuição Rio".
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