Secretário municipal de Defesa Civil, Fábio JR (E), tenente-coronel CBMERJ, Carlos Rocha (C) e o prefeito Ferreti (D)Divulgação/PMAR
A ação foi oficializada em reunião no salão nobre da Prefeitura na segunda-feira,(27). Inicialmente, será efetuado um levantamento das praias mais propícias a incidentes. A previsão é que futuramente o projeto passe a abranger todas as praias do município. A parceria será iniciada no período de Carnaval deste ano, com dois meses de atividades. Na alta temporada de 2026, o programa começará mais cedo, a partir de novembro de 2025.
Em reunião com o tenente-coronel do 10º Grupamento de Bombeiros Militares, Carlos Rocha, o prefeito Cláudio Ferreti e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr. reforçaram que Angra dos Reis recebe um número muito expressivo de turistas durante o verão e que a iniciativa vai oferecer segurança, eficiência e prevenção de acidentes como afogamentos para toda a população.
– Temos que dar segurança aos banhistas, sejam eles angrenses ou turistas, para que todos possam frequentar as praias com maior tranquilidade. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros vai viabilizar o Programa Estadual de Implantação de Serviços de Bombeiro Militar, e estamos trabalhando para que antes do Carnaval o programa já esteja funcionando. A população e os turistas vão ganhar muito em segurança e liberdade para frequentar as praias da cidade – resumiu o prefeito Ferreti.
Defesa Civil do estado e município seguem alinhados na prevenção das chuvas
No mesmo dia, o prefeito Cláudio Ferreti e o secretário de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis, Fábio Jr., conversaram com uma comitiva da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi reforçar que o município e o estado seguem alinhados na prevenção às chuvas e aos acidentes naturais.

– Foi uma reunião de preparação para fornecer parâmetros ao estado e ao município para a produção de um planejamento de contingência real, visando soluções imediatas à população tanto nas questões de resposta, quanto nas ações preventivas – explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil Fábio Jr.
Durante o encontro, o prefeito citou que o alinhamento entre a Prefeitura de Angra e a Defesa Civil Estadual é de total importância quanto à proteção da vida de todos os moradores do município.
– Faz parte da nossa história a participação da Defesa Civil Estadual no município, mostrando que a Prefeitura de Angra trabalha em parceria. Vamos manter a relação de colaboração, que já tínhamos com o estado, principalmente no trabalho de prevenção para acidentes naturais – explicou o prefeito Cláudio Ferreti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.