Festival é realizado pela Companhia Teatral Calegari, com recursos da Lei Paulo Gustavo pelo Fundo Municipal de CulturaChico de Assis/CCS PMBM

Barra Mansa - O Barra Mansa Festival de Filmes 2024 realizou a cerimônia de premiação dos filmes, atores, atrizes e produtores de destaque na noite de sábado (9), na Casa Shine, localizada no bairro Monte Cristo. O Festival é uma realização da Companhia Teatral Calegari e contou com recursos da Lei Paulo Gustavo pelo Fundo Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, da Fundação Cultura, Governo Federal e Ministério da Cultura.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou o ganho que a programação trouxe para o município. "A Prefeitura proveu apoio institucional mas, sobretudo, foi a responsável junto com o Conselho Municipal de Cultura pela publicação do edital que pôde contemplar a Companhia Calegari. Ficamos muito felizes com a força da cultura no município, esse festival teve um impacto muito grande e mostrou que nosso trabalho segue no caminho certo”, afirmou.
Danilo Calegari, fundador e diretor da companhia responsável pelo festival, destacou a importância das produções feitas por diretores, cineastas e artistas da região e de todo Brasil. "Este foi o primeiro ano que abrimos para inscrições e tivemos mais de 500 inscritos, tanto local, quanto nacionalmente. Dividimos os dias, iniciando no dia 1º com o ‘Cine Delas’, produções feitas totalmente por mulheres. Após isso, sábado e domingo foram exibidos filmes com mostra local, sendo seis filmes de Barra Mansa e dois de Vassouras. Depois foram exibidos os outros filmes inscritos, e destes, tivemos 13 selecionados através de uma curadoria feita pelo cineasta Renan Brandão. A aceitação do público foi maravilhosa, com todas as sessões inteiramente gratuitas”, disse.
Calegari ainda agradeceu todo o apoio que recebeu da Fundação Cultura. “Agradeço a Fundação Cultura Barra Mansa por todo suporte que nos deram. Tenho um carinho enorme pelo presidente Marcelo Bravo que deixou e sempre deixa as portas abertas para a Companhia. Ele me ajudou a projetar e consolidar o Festival. A Fundação de Cultura foi e é muito importante para o nosso trabalho, porque ela dita o ritmo e nos mostra o caminho a seguir”, frisou.
Para concluir as atividades do festival, neste domingo (10), a partir das 17h, na sede do Teatro Calegari, no bairro Ano Bom, exibe filmes com temática LGBTQIAPN+. As produções fazem parte do projeto ‘Cine Paratodes’ e a entrada será um 1 quilo de alimento não perecível.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.