O Ministro Wellington Dias estará, às 10h, no Ciep Municipalizado 177 Constantino Reis, ao lado da Prefeitura, no bairro São BernardoRafa Neddermeyer/Agência Brasil

Belford Roxo - O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participa de evento em Belford Roxo, nesta sexta-feira (15), às 10h, no Ciep Municipalizado 177 Constantino Reis, ao lado da Prefeitura. No município, o ministro fará apresentação dos projetos e programas sociais do MDS para cerca de mil participantes, membros de congregações evangélicas da região.
Na ocasião, será assinado uma parceria que visa a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social nos programas sociais do Governo Federal por meio de capacitação de qualificação para o emprego e empreendedorismo.
O evento contará ainda com a presença do secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano. 3
COZINHA SOLIDÁRIA
Ainda nesta sexta-feira (15), por volta de 15h, a comitiva do ministro Wellington Dias terá agenda com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) da Lapa para conhecer as instalações da Cozinha Solidária do movimento. O deputado federal pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) receberá o ministro no espaço na área central do Rio de Janeiro. 

O objetivo do encontro é discutir sobre o futuro da política pública das cozinhas solidárias, sobretudo no estado do Rio de Janeiro. “É mais uma prova de reconhecimento e valorização do Ministério e do governo Lula. Vale lembrar que as cozinhas cresceram e se multiplicaram durante a pandemia por experiência dos movimentos sociais com grande protagonismo de mulheres. Portanto no momento de muita vulnerabilidade social o povo se auto organizou para combater a fome e agora o governo reconhece essa experiência popular e passa a fomentar cozinhas solidárias” enfatizou Vieira (PSOL-RJ).

A origem disso foi o projeto de lei apresentado em 2023 pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) em que Vieira também foi co-autor. O projeto foi aprovado, sancionado e no dia 5 de março de 2024 foi assinado, assim instituindo o plano nacional das cozinhas solidárias. São mais de 2.700 cozinhas já cadastradas, 200 só no estado do Rio de Janeiro. Além das entregas de refeições, o projeto desenvolve também cidadania e sociabilidade.
Serviço - Sexta-feira (15)

10h - Apresentação de projetos e programas sociais do MDS
Local: Ciep Municipalizado 177 Constantino Reis, Avenida Joaquim da Costa Lima, ao lado da Prefeitura de Belford Roxo, no bairro São Bernardo. 
15h - Visita a Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Local: Avenida Mem de Sá, n. 25, Lapa - Rio de Janeiro/RJ