A reunião também contou com integrantes da Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo, da Fundação Aldeia Samambaia e representantes da sociedade civilDivulgação
Belford Roxo atualiza plano de emergência para enfrentar chuvas de verão
Documento estabelece medidas de prevenção e resposta a desastres naturais para 2026 e 2027
A Defesa Civil de Belford Roxo atualizou o Plano de Contingência para o período de chuvas intensas de 2026/2027. A apresentação ocorreu na Câmara Municipal e reuniu representantes de diferentes secretarias, órgãos públicos e da sociedade civil para alinhar as medidas de prevenção e atendimento à população em situações de emergência.
O documento define procedimentos para a atuação integrada dos órgãos municipais e instituições externas diante de ocorrências provocadas por fenômenos naturais. Entre os principais objetivos estão a redução de riscos, a proteção dos moradores e a diminuição de danos materiais e perdas humanas durante o período de chuvas de verão.
Elaborado pela equipe técnica da Defesa Civil, o Plano de Contingência (Plancon) considera estudos sobre os cenários de risco existentes no município. As informações servem de base para organizar as ações de preparação e resposta a possíveis desastres, estabelecendo diretrizes para a mobilização dos setores envolvidos.
Prioridade a respostas rápidas
O secretário municipal de Defesa Civil, Evalder Perini, destacou que o planejamento antecipado e a integração entre os órgãos públicos são fundamentais para garantir maior eficiência no atendimento às emergências.
Segundo Perini, o plano busca preparar as equipes para oferecer respostas rápidas e adequadas diante de situações que possam colocar a população em risco. Ele também ressaltou que a Defesa Civil não consegue impedir todos os problemas provocados por eventos climáticos, mas pode desenvolver estratégias para minimizar seus impactos.
Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Habitação e Urbanismo, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Assistência Social e Cidadania, Proteção e Defesa dos Animais e do Gabinete do Prefeito.
A reunião também contou com integrantes da Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo, da Fundação Aldeia Samambaia e representantes da sociedade civil. O envolvimento dos diferentes setores faz parte da estratégia de articulação das ações previstas para o enfrentamento de emergências durante a temporada de chuvas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.