Ministra da Diversidade Racial, Anielle FrancoMarcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília - A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou uma nota em sua conta do Instagram nesta sexta-feira (6) confirmando as acusações de assédio envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O caso veio a público nesta quinta-feira (5) após a organização Me Too Brasil afirmar que recebeu as denúncias.
Em nota, a ministra afirma que "não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência. Reconhecer a gravidade dessa prática e agir imediatamente é o procedimento correto". Anielle também agradeceu o apoio do presidente Lula. "[...] Ressalto a ação contundente do presidente Lula e agradeço a todas as manifestações de apoio e solidariedade que recebi", escreveu.
"Peço que respeitem meu espaço e meu direito à privacidade. Contribuirei com as apurações, sempre que acionada", solicitou Anielle.
Mais cedo, a coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, já havia divulgado que a ministra da Igualdade Racial confirmou ser uma das vítimas de Silvio Almeida durante uma reunião com ministros no Planalto.
Silvio Almeida foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta sexta-feira, após uma reunião com o presidente no Palácio do Planalto. A exoneração foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (6).