Durante a semana, a equipe da Defesa Civil de Campos se mobilizou e o órgão volta a ser contemplado Foto Divulgação

Campos – O projeto ‘Instrumentalização e Modernização das Ações’ garantiu à Secretaria de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, ao norte do estado do Rio de Janeiro, a emenda participativa do deputado federal Glauber Braga, no valor de R$ 2 milhões. O resultado foi
anunciado na tarde dessa sexta-feira (17).
A indicação aconteceu por meio de votação popular, pela internet. Entre as propostas apresentadas por diversos municípios fluminenses, a de Campos obteve 606 votos; foram avaliadas iniciativas consideradas prioritárias para o desenvolvimento municipal; visa reforçar a estrutura e equipamentos.
A emenda participativa tem como objetivo fortalecer os municípios por meio de investimentos: “Os recursos são destinados à aquisição de equipamentos, ferramentas tecnológicas e modernização de processos operacionais, ampliando sua capacidade de resposta, prevenção e mitigação de desastres naturais”, resume o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.
“Essa conquista é mais uma vitória do governo, Wladimir Garotinho, que tem trabalhado incansavelmente para estar cada vez mais perto do povo e oferecer um serviço público cada vez melhor”, assinala Pascoutto ressaltando (e agradecendo) pela sensibilidade da população que votou no projeto de Campos.
“Agradecemos também à Câmara dos Vereadores, a todos os secretários e suas equipes, ao Instituto Federal Fluminense (IFF), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade Federal do Norte Fluminense (UENF), pelas parcerias e pelo apoio”, reconhece o secretário pontuando: “Seguimos firmes no propósito de modernizar nossas ações e fortalecer a segurança da população campista”.
PELA SEGUNDA VEZ - Pascoutto explica que ‘Instrumentalização e Modernização das Ações da Defesa Civil’ integra um conjunto de ações estratégicas voltadas ao aprimoramento da
estrutura técnica e operacional do órgão, garantindo maior eficiência nas atividades de monitoramento, resposta e prevenção de riscos. Pelo segundo ano Campos é contemplado.
Em setembro de 2021, a população foi convocada pelo prefeito Wladimir Garotinho e a equipe da Defesa Civil e Campos recebeu a maior votação na audiência, concorrendo com 24 municípios. Teve direito a R$ 1 milhão para instrumentalizar o órgão e, através da melhoria da estruturação, atender prontamente e de forma eficaz as demandas da população.
A importância do apoio popular durante o processo de votação é ratificada por Pascoutto: “A conquista reforça o papel da participação social como instrumento essencial para o fortalecimento das políticas públicas e da gestão democrática. Mais uma vez, fizemos uma grande mobilização nas redes sociais e a população atendeu”.