Rosana Rodrigues ressalta que a emissora é um marco histórico que nasce para ampliar a escuta e o diálogo Foto Uenf/Divulgação

Campos – “Uma rádio que nasce com a mesma inspiração de Darcy e Brizola, que é levar o conhecimento onde ele ainda não chega; dar voz a quem muitas vezes não é ouvido; e transformar a informação em cidadania”. A manifestação é da reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Rosana Rodrigues, ao resumir a importância da Uenf 87.1 FM.
Trata-se de uma parceria da universidade com a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBNC). A inauguração, no prédio da reitoria, aconteceu nessa sexta-feira (17), com as presenças de diversas autoridades, entre elas o secretário especial de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, André Ceciliano, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A Rádio Uenf é um marco para a comunicação pública e o fortalecimento da identidade regional”, comenta Ceciliano realçando que a emissora nasce com a missão de dar voz à riqueza cultural, científica e social do norte/noroeste fluminense, conectando a universidade à vida cotidiana das pessoas: “Num cenário em que a informação qualificada é essencial, a rádio se apresenta como um canal democrático, educativo e plural”.
O secretário enfatiza que “o governo Lula, através da EBC, reafirma o compromisso com a divulgação científica, a cultura local e o desenvolvimento regional sustentável, aproximando a academia das comunidades e criando pontes com os diversos atores regionais”. Rosana Rodrigues assinala que a Uenf FM é um marco para a comunicação pública e o fortalecimento da identidade regional.
CANAL DEMOCRÁTICO - A reitora ratifica que a emissora nasce com a missão de dar voz à riqueza cultural, científica e social do norte/noroeste do estado, conectando a universidade à vida cotidiana das pessoas: “Num cenário em que a informação qualificada é essencial, a rádio se apresenta como um canal democrático, educativo e plural”.
Na avaliação de Rosana, o governo Lula, através da EBC, está reafirmando o compromisso com a divulgação científica, a cultura local e o desenvolvimento regional sustentável, aproximando a academia das comunidades e criando pontes com os diversos atores regionais: “Assim como a Uenf nasceu para inverter a lógica do isolamento acadêmico, esta rádio nasce para ampliar a escuta e o diálogo”.
A Uenf 87.1 FM é a primeira rádio pública do interior do estado: “A emissora é um novo instrumento principalmente, de compromisso social da universidade para com o povo da região. Cada programa transmitido, cada entrevista, cada reportagem será uma nova forma de cumprir a missão que nos foi dada por Darcy Ribeiro, que é fazer da Uenf um espaço de criação, de liberdade e de serviço público”.