Paulo Hirano aplicou a primeira dose, acompanhado por Tassiana, Zé Gotinha e Wladimir, no Centro de Imunização Foto César Ferreira/Divulgação

Campos – Aberta sábado (18), pelo secretário de Saúde Paulo Hirano, o prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama Tassiana Oliveira e ‘Zé Gotinha’, o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação, em Campos dos Goytacazes, aplicou 4.285 doses de vacinas. Foram movimentados 36 postos em todo o município.
A ação buscou atualizar as cadernetas de vacinação de crianças, adolescentes e adultos, com a presença especial do personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de imunização. “Não foi uma campanha com aplicação de doses discriminada e, sim, voltada para avaliação dos cartões de vacinação e aplicação apenas das doses que estavam em atraso”, explica o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Leonardo Cordeiro.
Na avaliação de Leonardo, muita gente já estava com o esquema vacinal completo: “Então, 4.285 doses aplicadas é um bom resultado, especialmente por se tratar de uma campanha de atualização de cartões. Ainda assim, podemos melhorar para conseguirmos alcançar as metas de cobertura vacinal”. A campanha segue até o fim do mês; pais e responsáveis são orientados a manter a caderneta das crianças em dia.
“Nossa campanha continua até o final de outubro em todas as unidades básicas e no Centro de Imunizações”, reforça o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro realçando: “É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para atualizar o cartão de vacinas. A imunização é uma forma de proteger nossas crianças e adolescentes e evitar a volta de doenças graves no município”.
“Até o dia 31 de outubro estaremos colocando em dia o cartão de vacinação de todas as crianças”, confirma Paulo Hirano incentivando: “Portanto, pais e responsáveis, levem seus filhos a uma de nossas unidades de saúde (são mais de 36 em todo o município) e aproveitem para atualizar as vacinas. A proteção vem através da imunização. Vamos cuidar das nossas crianças, porque saúde é tudo na vida”.
ATÉ O FIM DO MÊS - Tassiana enfatiza: “Não podemos esquecer que as vacinas continuam disponíveis na nossa rede municipal de Saúde. Não deixem de vacinar seus filhos. Quem ama, cuida”. Quanto a Zé Gotinha, além de interagir com as crianças no Centro de Imunização, passeou de trenzinho pelo centro da cidade, visitou a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Antônio Carlos de Oliveira, no Jockey Club, e também alguns pontos turísticos.
Estão disponibilizadas doses contra Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/HB); Poliomielite inativada; Rotavírus; Pneumocócica 10-valente (conjugada); Meningocócica C e ACWY (conjugadas), Influenza; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); dT; Varicela; DTP; HPV; Dengue; e Covid-19, para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, e para grupos prioritários acima de cinco anos.
Wladimir incentiva que o Dia D da Campanha Nacional foi sábado, mas quem não teve como comparecer e levar as crianças tem até o final do mês: “A proposta da iniciativa é resgatar aqueles que não se vacinaram. A Secretaria de Saúde mantém a estrutura; a campanha segue até o fim de outubro e vale para todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, que são de graça”.