Equipe da segurança municipal de Cardoso participou de seminário em Casimiro de AbreuFoto Divulgação

Cardoso Moreira – Atenção especial ao município definida pelo governo de Cardoso Moreira (RJ) passa também por ações de combate à criminalidade, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O secretário Rômulo Zaquieu busca o aprimoramento e um passo que ele considera importante foi a participação, no último sábado (9), de um seminário realizado pelo Departamento de Operações com Cães de Casimiro de Abreu.
O foco foi o projeto Faro K9, uma técnica especializada pela qual é utilizado o olfato canino na detecção de substâncias ilícitas e o rastreamento de criminosos. A iniciativa visa não apenas combater a criminalidade, mas também promover o fortalecimento da segurança pública do município.
Na avaliação de Zaquieu, “a implementação do Canil K9 representa uma estratégia inovadora e eficaz para enfrentar os desafios contemporâneos, contando com parcerias sólidas para proporcionar benefícios tangíveis à comunidade cardosense”.
O secretário enfatiza a urgência de adotar medidas adicionais contra a criminalidade: “Precisamos ter o máximo de barreiras contra a criminalidade; tenho a certeza de que um canil será essencial para o trabalho ostensivo”, pontua Zaquieu assinalando que a parceria resultou no presente de um filhote de cão da raça Pastor Belga Malinois.
“A prefeitura de Cardoso está empenhada na implementação de um canil para a Guarda Civil Municipal (GCM)”, informa o secretário que recentemente também esteve na Companhia de Operações com Cães da GCM de Teresópolis, onde foi presenteado com um cão pronto para realizar operações de faro, que será integrado à equipe de segurança.
Também participaram do seminário em Casimiro de Abreu, o comandante da GCM, Heveraldo Ferraz; agente Lauany; instrutor Roberto, da guarda-mirim; e o coordenador designado do futuro Canil da GCM, Madeira. Todos ressaltaram a relevância que a administração local atribui ao novo projeto de segurança.