Wezule Porto e Geane Vincler orientam e tranquilizam a população, por meio de vídeo Foto Divulgação
Município não sofre tanto com chuvas, mas Defesa Civil mantém prontidão
Risco maior seria rio, cujo nível aumentou rápido nesse sábado; porém já está diminuindo
Cardoso Moreira – Diferente da maioria dos municípios do norte/noroeste do Estado do Rio de Janeiro, as chuvas fortes que provocam estragos, inclusive com vítimas fatais, no interior fluminense não afetam Cardoso Moreira com intensidade. Ainda assim, o governo municipal montou um Plano de Contingência, para caso de emergência.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Wezule Porto, desde o meado da semana, por determinação da prefeita Geane Vincler, todas as secretarias estão mobilizadas; porém, nenhuma situação de gravidade foi registrada. “Estamos de prontidão, mas, tranqüilos em relação ao nosso município”.
A preocupação maior é em relação ao rio Muriaé, cujo nível aumentou rapidamente, subindo 10 centímetros por hora desde quinta-feira à noite. No entanto, Wezule Porto informa que não existe risco de transbordar: “Passamos a monitorar melhor o rio; nesse momento não há risco de enchente”.
Por meio de vídeo, o secretário e Geane Vincler estão se manifestando nas redes sociais, orientando e tranquilizando a população: “A secretaria só aparece em momentos mais complicados, mas não é o caso do nosso município. Felizmente, não acontece em Cardoso situações de gravidade”, pontua Porto.
“Apesar da situação mais tranqüila, é importante que a precaução seja mantida, principalmente porque o solo está encharcado”, orienta o secretário realçando que rio subiu muito rápido, “mas uma água pontual que veio da região de Boa Ventura e já diminui bastante”. O telefone disponibilizado pela Defesa Civil para emergência é 22981124116; Corpo de Bombeiros: 193.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.