Facilitar o escoamento de produtos agrícolas e industriais também é planejado por Renatinho Foto Divulgação
A coligação é “Experiência e Renovação”, da qual fazem parte, também, Solidariedade e Agir. “Vamos trabalhar para melhorar o acesso às nossas estradas e rodovias, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e industriais”, promete Renatinho como ponto do seu plano de governo.
Com foco nas garantias ao cidadão previstas na Constituição Federal, o candidato pensa na geração de empregos e renda. Nesse contexto, programa oferta de incentivos fiscais a pequenos e médios empreendedores. Agricultura e turismo estão inseridos, por meio de projetos explorando os potenciais dos dois setores.
Para que mais famílias tenham acesso à casa própria, a estratégia e priorizar a construção de moradias populares e a regularização fundiária. Renatinho também está focado em políticas sociais: “A criação do Cartão Cidadão, será uma forma direta de distribuir auxílio financeiro para as famílias mais vulneráveis. Isso será complementado por programas de qualificação e inclusão produtiva”.
Escolas de tempo integral, capacitação de professores e inclusão digital são defendidos para educação. Expandir o número de médicos e especialidades nos postos e implantar uma central de exames estão pensados para a saúde. Renatinho sonha com uma cidade onde todos tenham oportunidades.
O DIA - A Constituição federal estabelece como direitos sociais e dever do estado: educação, saúde, trabalho, moradia. Quais são as propostas do candidato para cada um deles?
RENATINHO MEDEIROS - Nosso plano de governo é focado em fortalecer esses pilares fundamentais. Na educação, vamos investir em escolas de tempo integral, capacitação de professores e inclusão digital, garantindo que nossas crianças e jovens tenham as melhores condições para aprender e se desenvolver. Na saúde, vamos reestruturar o atendimento primário, expandir o número de médicos e especialidades nos postos de saúde e implantar uma central de exames, reduzindo as filas. O trabalho será fomentado com programas de capacitação profissional, especialmente para jovens e desempregados, e a criação de parcerias com empresas para criar mais vagas de emprego. Já na moradia vamos priorizar a construção de moradias populares e a regularização fundiária, para que mais famílias tenham acesso à casa própria. E dando ênfase ao saneamento básico com a elaboração do plano municipal de saneamento.
Também está previsto na Carta Magna que o cidadão em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público. Como o senhor planeja o cumprimento?
“Vamos ampliar e fortalecer o programa de assistência social da cidade, garantindo que aqueles que mais precisam tenham acesso à renda básica familiar. Além de facilitar o acesso a programas federais e estaduais, criaremos o Cartão Cidadão, que será uma forma direta de distribuir auxílio financeiro para as famílias mais vulneráveis de Cardoso Moreira. Isso será complementado por programas de qualificação e inclusão produtiva, para que essas pessoas também possam conquistar autonomia financeira no médio prazo”.
Desenvolvimento econômico-social envolve infraestrutura e incentivos fiscais para atração de investimentos. De que forma isso pode ser concretizado?
“Temos que modernizar nossa infraestrutura para atrair investimentos. Vamos trabalhar para melhorar o acesso às nossas estradas e rodovias, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e industriais. A criação de um Distrito Industrial com infraestrutura adequada será essencial para trazer novas empresas e gerar empregos. Além disso, ofereceremos incentivos fiscais para pequenos e médios empreendedores, com foco na economia local, agricultura e turismo, criando um ambiente propício para negócios crescerem e se estabelecerem em Cardoso Moreira”.
Qual é a sua bandeira de campanha?
“Minha bandeira é a renovação com responsabilidade. Queremos uma gestão participativa, que escute a população, e que traga soluções reais para os problemas de Cardoso Moreira. Nossa cidade precisa de um governo que promova o desenvolvimento social e econômico, sem deixar ninguém para trás. Saúde, educação e geração de empregos são os pilares do nosso projeto, com a juventude no centro das nossas políticas públicas”.
E a cidade dos seus sonhos?
“A cidade dos meus sonhos é uma cidade onde todos tenham oportunidades. Uma cidade segura, com uma economia vibrante, onde jovens possam estudar e trabalhar sem precisar sair de Cardoso Moreira. Uma cidade com serviços de saúde de qualidade, que valorize nossa cultura, nossa história e que promova o bem-estar de todos os seus moradores. Sonho com uma cidade onde o respeito e a dignidade de cada cidadão sejam prioridades, e onde possamos construir um futuro de prosperidade juntos”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.