Professor Dito, candidato a prefeito de CarmoFoto: Rossana Fraga
Nosso plano de governo foi estruturado com o objetivo de transformar o Carmo em uma cidade melhor para todos e todas, por isso, nossas propostas propostas são focadas na priorização da saúde, da educação, da assistência social, do meio ambiente e da cultura, com um forte compromisso com a participação popular, sustentabilidade e a valorização dos trabalhadores locais. Queremos construir uma cidade inclusiva e próspera, onde cada cidadão tenha voz e oportunidades.
- Orçamento Participativo: Instituir um sistema de participação popular na definição do orçamento e das ações do governo, com prestação de contas semestral e plantões mensais do prefeito nos distritos, bairros e zonas rurais.
- Saúde: Expandir a atenção básica por meio do fortalecimento da Estratégia Saúde da Família e da rede de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de garantir atendimento nos postos de saúde dos distritos durante os finais de semana com plantonistas e transporte.
- Educação: Criação e ampliação de creches e pré-escolas, e a busca pela geração de emprego e renda, especialmente para a juventude.
- Debater com a população e profissionais competentes da área, o contrato realizado pela Prefeitura com a Rio + Saneamento para a privatização da água e, juntos, de forma responsável e legal, tomarmos as medidas cabíveis para solucionar os transtornos que vêm afetando grandemente o nosso povo.
- Valorização do servidor público municipal: Melhorar as condições de trabalho e remuneração dos servidores.
- Desenvolvimento sustentável: Incentivar projetos de hortas urbanas, produção de alimentos saudáveis, e promover uma agricultura livre de agrotóxicos.
- Cultura e turismo: Fomentar o turismo local e valorizar as expressões culturais da cidade.
- Modernização da Saúde: Informatizar a rede de saúde com Telessaúde, integrando-a à atenção básica e outros serviços do SUS, além de fortalecer o atendimento odontológico e implantar medicinas complementares.
- Democracia participativa: Fortalecer o papel dos conselhos municipais e garantir maior envolvimento da população nas decisões políticas.
- Expansão da Atenção Básica: Fortalecer a Estratégia Saúde da Família e a rede de Agentes Comunitários de Saúde, além de reestruturar os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF/e-multi) para garantir acolhimento humanizado.
- Mais Acesso a Especialistas: Implantar um programa para superar gargalos e filas de espera em consultas, exames e cirurgias eletivas.
- Integração com Saúde Mental: Desenvolver serviços de saúde mental integrados à assistência social, promovendo cuidados no domicílio para pacientes que demandam atenção especializada, além de apoio, em diversas modalidades de atendimento, aos profissionais que atuam junto aos pacientes das residências terapêuticas.
- Modernização da Rede de Saúde: Informatizar o sistema de saúde com Telessaúde, expandir a assistência odontológica, e oferecer atendimento com medicinas complementares".
"- Expansão de creches e pré-escolas para eliminar as filas de espera e garantir o atendimento integral de crianças de 0 a 5 anos.
- Promover formação continuada dos profissionais da educação, integrando novas tecnologias e priorizando a utilização de plataformas digitais livres.
- Incentivar a inclusão digital em áreas rurais e urbanas, permitindo o acesso à internet de qualidade como ferramenta educativa.
- Incentivos à geração de empregos: Criar parcerias para o desenvolvimento de programas como o Bolsa Atleta, apoio a iniciativas agrícolas, além de fomentar projetos sociais que auxiliem a juventude e trabalhadores informais; criar algo como um “Balcão de Empregos”, onde trabalhadores e empresários depositem suas demandas facilitando, assim, o contato entre ambos. Implantar cursos profissionalizantes em atividades com muita demanda local e pouco atendimento especializado.
- Valorização do servidor público: Implementar melhorias no plano de cargos e salários dos servidores municipais.
- Atração de empresas: Promover a criação de um ambiente propício para negócios, com apoio ao empreendedorismo feminino e à economia local".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.