Com que frequência você se exercita? E seus exames regulares, estão estão dentro dos patamares aceitáveis? Essas são preocupações, que infelizmente, não fazem parte da vida de milhões de brasileiros.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o sedentarismo afeta cerca de 70% da sociedade.
Entre níveis maiores e menores, esse problema acarreta diferentes tipos de doenças, como por exemplo: obesidade, infarto, a hipertensão, diabetes, câncer, entre outras.
Por isso, medidas para incentivar uma vida mais saudável e a realização de atividades físicas se tornam muito importantes. Foi com esse intuito que o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo foi estabelecido em 10 de março.
De acordo com o médico Haroldo Chagas, Neurocirurgião (Membro SBN e SBC) Chefe da Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa – RJ, o fortalecimento ósseo através da prática constante de exercícios físicos, como caminhadas e musculação é essencial para que tenhamos sempre ossos saudáveis.]
“A caminhada hoje é um dos exercícios mais democráticos para se fazer, pois não restringe idade e nem requer habilidade. Os benefícios que a caminhada pode trazer são vários, eles variam de acordo com quem pratica. Por esse motivo, é amplamente recomendada pela comunidade médica, pois é bastante eficaz na reabilitação do paciente, agindo diretamente no seu fortalecimento muscular e aliviando dores lombares”, afirma.
Para a enfermeira Yasmin Lacerda, da rede Amor e Cuidado, a pratica de exercícios físicos regularmente também ajuda a promover o sentimento de felicidade.
“Entre os diversos benefícios da atividade física está a liberação de serotonina e endorfina, que promovem sintomas de felicidade. Vamos aproveitar e usufruir dessa prática no nosso dia-a-dia, aliado aos alimentos mais saudáveis, que trazem sensações de bem-estar” – aconselha.
A sarcopenia é a perda de massa muscular que ocorre naturalmente após os 50 anos. A cada ano perdemos em média de 1 a 2% de massa magra. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos ou duas horas e meia de exercícios físicos por semana.
Por isso, dra. Flávia Cohen, infectologista e especialista em medicina integrativa, recomenda a prática de exercícios físicos para auxiliar na longevidade, explica:
“Você já se movimentou hoje? Hábitos saudáveis são as condições para um corpo saudável e o MOVIMENTO é um deles... Seja uma atividade leve, moderada ou intensa: FAÇA, os benefícios vão desde os estímulos para produção de hormônios à saúde do coração”, explica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.