Luís Miranda deputadoreprodução

Por Leandro Mazzini
Brasília - A direção do DEM não suporta mais o deputado Luís Miranda (DF). Aguarda os próximos capítulos em Brasília para expulsá-lo do partido. Quem o segurou na legenda quando denunciado por série de estelionatos foi o deputado Rodrigo Maia, então presidente da Câmara – que já foi expulso da sigla. Duas perguntas de senadores estão prontas na CPI da Pandemia para ouvir os irmãos Miranda (o deputado e o servidor do Ministério da Saúde) sobre o caso Covaxin: por que, só depois de três meses do episódio, decidiram revelar o caso? E o que o presidente fez para investigar o que os irmãos relataram de suposto esquema na pasta?
Sem recuo
Continua a luta do presidente do TSE, ministro Luís Barroso, para provar o que já fato há 25 anos: a segurança da urna eletrônica nos pleitos. “Voto impresso é menos seguro que o eletrônico e significará ‘usina de problemas’”, disse a presidentes dos TREs.
Publicidade
Guerra das vacinas
Tem lobista de laboratórios saindo do Ministério da Saúde com algumas dezenas de milhões de reais só de comissões da venda das vacinas contra a covid-19.
Publicidade
Agulhada$
Para não ter ciumeira e evitar processos que travem as compras, o governo está agradando a todos os laboratórios. Comprando muito de cada uma das vacinas.
Lotos municipais
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro do ano passado de dar aval para que municípios tenham suas loterias próprias ainda é encarada com timidez pelos prefeitos, embora haja sinais de avanços. O município de Guarulhos, na grande São
Paulo, aprovou lei e será o primeiro a ter sua loteria. A modalidade ainda não definida.
Publicidade
Reforço no caixa
Em Porto Alegre, a Câmara de Vereadores já analisa um projeto de lei similar. Se, por um lado, as loterias – ainda precisam de regulamentação – podem ser um reforço de caixa imediato para o caixa das prefeituras, o cenário gerou preocupação nas casas
lotéricas. O assunto vai render, garante o especialista em jogos Magnho José, presidente do Instituto Jogo Legal.
Direito de protesto
Mais uma derrota do presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro da Justiça André Mendonça – o potencial novo ministro do STF. A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) trancou inquérito da Polícia Federal contra um cidadão de Palmas (TO) que
pagou a publicidade de outdoors com as frases “Vaza Bolsonaro” e “Impeachment Já”.
Publicidade
País dos protestos
O Brasil virou o país da polarização política. Toda semana tem uma grande manifestação a favor de Bolsonaro ou Lula da Silva. A próxima é domingo, em Copacabana, no Rio. O Grupo Conservador do Brasil faz protesto pela “contagem dos votos sem fraude” na eleição do ano que vem.
MERCADO
Covid no Compliance
A pandemia trouxe efeitos negativos na implementação e sustentação dos programas de compliance das empresas, aponta o novo estudo da ICTS Protiviti com avaliação de mais de três mil empresas brasileiras nos últimos cinco anos. Houve redução de 56% no
interesse delas sobre o tema em 2020.
Publicidade
Covid na Lei
Outro dado alarmante é que 58% delas sequer mapearam seus riscos frente à Lei Anticorrupção e outras regulações às que estão sujeitas. E 66% das organizações não têm plano de ação e prazos para tratamento dos pontos de melhoria identificados.
Fiat lux!
De um empresário leitor da coluna: A Coelba, de energia da Bahia, demorou três meses para ligar a energia provisória para obras de um supermercado. A Cemig, de Minas, atrasa há seis meses a energia definitiva para um hospital em Betim, na Grande BH. Tivemos acesso aos dois casos.
Publicidade
Fraudes bloqueadas
Pesquisa da Konduto revela que, em maio, foram evitados R$ 74 milhões em compras fraudulentas no e-commerce, quantia 12% maior do que a registrada em abril. A empresa analisou mais de 26,9 milhões de pedidos.

Esplanadeira 
# Ouro Preto completou 323 anos ontem. # XXVI Seminário de Verão de Coimbra sobre Direitos Fundamentais – Diálogo Interatlantico, do Ipeja em parceria com Universidade, acontece dias 5 e 6 de julho. # Levantamento da OLX revela aumento
de 83% na busca por artigos para Festas Juninas nos últimos dois meses. # Centro Universitário Facens realiza hoje simulado online e ao vivo para alunos do Ensino Médio. # Será inaugurada amanhã a Exposição “Criatividade Contra a Fome”, promovida pelo Club Design em parceria com Grupo Atlas, no Parque Burle Marx, em SP. # Pedro Abramovay, diretor regional da AL e Caribe da Open Society Foundations, participa hoje da mesa redonda "O papel da Sociedade Civil e das Tecnologias Digitais na Inovação Democrática”.

Esplanadeira é a seção da coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br