Arte coluna Padre Omar_04 março 2023Arte Paulo Esper

Todos os anos, no período da Quaresma, somos chamados por Deus a trilhar um caminho de verdadeira conversão, redirecionando toda a nossa vida para Ele. Ao nos prepararmos para a celebração dessa entrega amorosa na Páscoa, encontramos na oração, na esmola e no jejum, vividos de modo mais intenso durante este tempo, práticas penitenciais que nos ajudam a colaborar com a ação do Espírito Santo, autor da nossa santificação.
Como gesto concreto, a Igreja no Brasil, há mais de 50 anos, lança na Quarta-feira de Cinzas a Campanha da Fraternidade. Ela nos motiva a viver, com maior intensidade, tudo que a Quaresma indica. Neste ano, somos chamados a voltar o nosso olhar para os
nossos irmãos mais necessitados, afetados pela fome.
A indicação dada por Jesus aos seus apóstolos “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt14, 16) é o tema da Campanha e nos incentiva para que partilhemos – do muito ou do pouco que temos – com os nossos irmãos que nem sequer tem como saciar a própria fome.
Sabemos que indo ao encontro das necessidades daqueles que passam fome, estaremos saciando o próprio Senhor Jesus, que se identifica com os mais pobres e famintos.
É importante que não somente realizemos ações concretas, sem dúvida necessárias, que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere uma consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua
bondade não pode se restringir a uma campanha, mas deve ser uma atitude constante de todos nós.
Devemos nos lembrar de que aqueles que sofrem a miséria não são diferentes de nós. Por isso, merecem que uma mão amiga os socorra e ajude, de modo que ninguém seja deixado para trás.
Padre Omar