Michel Temer e Pai Uzêda em dezembro do ano passado - Divulgação/ PMDB
Michel Temer e Pai Uzêda em dezembro do ano passadoDivulgação/ PMDB
Por PAULO CAPPELLI

Uma cena inusitada ocorreu ontem, no Palácio Guanabara, na cerimônia que tratou da intervenção federal no estado. Primeiro chefe do Poder Executivo a deixar o salão em que também estavam o presidente Michel Temer (MDB) e o governador Pezão (MDB), Marcelo Crivella (PRB) foi hostilizado por... Pai Uzêda, o pai de santo que, em dezembro, benzeu Temer: "Como foi o tour pela Europa, prefeito? Estava bom?", provocou Uzêda, quando Crivella passava pela equipe de cerimonial para deixar o prédio.

Contido, o prefeito olhou e ignorou. Uzêda continuou: "Você não tem vergonha de viajar e deixar a cidade do jeito que deixou?", gritou. Crivella entrou no elevador e foi embora sem reagir. Instalado um silêncio constrangedor, Uzêda encarou a plateia que se formou e emendou: "Falo mesmo."

Crivella segue em direção ao elevador do Palácio Guanabara enquanto é hostilizado por Pai Uzêda. Prefeito não reagiu - Paulo Cappelli

Assim com Moreira

Na saída, alías, Uzêda foi visto entrando no mesmo carro que... Moreira Franco, braço direito de Temer.

Algo não cheira bem

Presidente da Comlurb, Sergio Eduardo Martins de Oliveira está com a cabeça a prêmio. Em meio ao fustigante temporal de quarta-feira, não atendeu o celular quando recebeu ligações do chefe da Casa Civil da prefeitura, Paulo Messina (Pros). Perto das 2h da manhã, Messina tentou contactar Oliveira para pedir que botasse a equipe de emergência da Comlurb nas ruas para podar árvores e evitar a queda de galhos. Como Oliveira não atendeu, Messina passou por cima do presidente e deu ordem ao diretor de Serviços Urbanos, Paulo Mangueira, para que convocasse a equipe de emergência. Agora, Messina cobra do prefeito Marcelo Crivella (PRB) que tire Oliveira da presidência da Comlurb.

Segue

Oliveira foi indicado ao posto pelo secretário de Transportes, Rubens Teixeira (PRB), que teve que deixar a Comlurb em decorrência da má relação com a Câmara Municipal. Comenta-se no Parlamento que Messina articula um nome de consenso com o presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB), para indicar à Comlurb. Messina nega: "Quero uma pessoa técnica que não seja ligada a nenhum político, que responda somente ao governo Marcelo Crivella."

Briga na base

Nova troca de farpas entre o deputado federal Indio da Costa (PSD), pré-candidato ao governo que diz ter o apoio de Crivella, e a secretária municipal de Desenvolvimento e Emprego, Clarissa Garotinho (PRB). Desta vez, no grupo de deputados federais no WhatsApp. Tudo começou quando Indio postou vídeo criticando a intervenção federal na Segurança do Rio, chamando a medida de "jogada de comunicação". Clarissa, então, rebateu: "Espero que não seja uma jogada de comunicação igual à história de estadualizar o Carnaval", disse, criticando proposta propalada por Indio.

Clarissa desaprova

Após breve discussão sobre a estadualização do Carnaval, Clarissa finalizou: "Como se o estado já não tivesse problema suficiente para assumir tarefas do município. Mas é melhor focar no tema da intervenção, esse sim bastante relevante".

Tão perto, tão longe

Indio e Clarissa curtiram o Carnaval na Sapucaí. Mas longe um do outro. O deputado passou boa parte do tempo no recuo de bateria; a secretária, no camarote da Wood's, boate de música sertaneja.

Você pode gostar
Comentários